Hábitos incomuns na alimentação dos gatos

Os gatos são animais de hábitos exigentes, especialmente no que se refere à alimentação. Muitos desses são naturais (instinto) e outros são aprendidos, seja com a mãe, ou pela forma como são criados pelos tutores.

O que seria um hábito comum?

Na natureza, os gatos são caçadores solitários e, mesmo que possam compartilhar sua comida com outros gatos, especialmente com filhotes, eles geralmente preferem comer sozinhos. E, para eles, o ideal é que a comida esteja na mesma temperatura do corpo (presa recém abatida).

reprodução shutterstock

A boa e velha comida de sempre

Especialistas dizem que muitos dos hábitos alimentares dos gatos envolvem o que eles viram de suas mães quando eram filhotes. Para um gato doméstico, é importante que seja exposto a diversos tipos e texturas de alimento durante a vida. Um gato adulto que sempre comeu ração seca, a ração úmida pode nem parecer comida.

reprodução shutterstock

Comer mais do que o necessário

Alguns comportamentos, como comer demais, podem envolver vários fatores. Como os tutores estão alimentando seus pets? Qual tipo e temperatura da comida? Há outros animais por perto no momento da refeição? Esses fatores podem estimular o gato a comer o máximo que puder no menor tempo possível – seja para que o alimento não esfrie ou pelo medo de perder para outro.

Konstantinos Feggoulis/Unsplash

Controlando a alimentação

Se o gato for comilão, o recomendado é investir em um alimentador automático que distribua apenas um pouco de comida algumas vezes ao dia ou em brinquedos que permitam aos gatos imitar o comportamento de caça.

Dông Phuc Hài Triêu/Unsplash

Brincando com a comida

Se o gato derrubar a ração da tigela e atravessá-la antes de comer, ele provavelmente está usando seus instintos predatórios. Na natureza, grande parte da vida de um gato é gasta caçando, então brincar com a comida é uma forma de se envolver com o ambiente. Brincar com a comida é positivo, isso os mantém ativos e os impede ficar preguiçosos e engordar.

Só comer quando estiver sozinho

Os gatos geralmente preferem comer sozinhos. No entanto, alguns levam isso ao extremo e só comem se estiverem sozinhos e o ambiente estiver livre de distrações. Embora eles sejam predadores, eles não estão no topo da cadeia alimentar. Eles sempre têm em mente que podem ser arrancados por um predador maior. Os gatos sempre vão preferir comer em ambientes onde se sintam confortáveis.

Fernando Jorge/Unsplash

Deixando troféus

Gatos que saem de casa podem trazer certos “presentes” para os tutores, como pequenos animais e insetos. Dizem que o gato está tentando ensinar o tutor a caçar, mas o motivo pode ser menos antropomórfico. Se eles pegarem algo e não estiverem com fome, buscam guardá-lo em um lugar seguro. É como se eles dissessem: “Ei, guarda isso para mim".

Ficar sem comer (mudança na alimentação)

Se o pet parar de comer de repente, o tutor deve primeiro fazer um balanço de quaisquer mudanças em sua dieta. Os gatos se acostumam com o que é consistente, e a consistência faz com que eles se sintam seguros. Quando se muda a comida, os gatos menos confiantes podem ficar preocupados e estressados, e então esse estresse faz com que eles parem de comer.

Ficar sem comer (problemas de saúde)

Isso pode ser particularmente verdadeiro em gatos adultos, que podem achar a mudança da comida algo alarmante. No entanto, se o gato parar de comer mesmo que nada tenha mudado, seja na comida ou ambiente, ele deve ser levado ao veterinário o quanto antes. Ficar sem comer pode desenvolver problemas de saúde ou agravá-los.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.