Jejum prolongado é prejudicial à saúde dos gatos

Tutores de gatos sabem muito bem que os bichanos podem ser muito exigentes na hora de comer. Pensar em deixar o gato em jejum por um tempo para que ele coma melhor na próxima refeição é prejudicial à saúde do pet.

Causa doenças graves

O médico veterinário especialista em nutrição Flavio Silva alerta que deixar o gato sem comer por um longo período pode desencadear lipidose hepática, uma degeneração do fígado que pode evoluir para a morte do animal.

Shutterstock/Divulgação PremieRpet

Garanta uma boa rotina alimentar

Aos gatos de apetite seletivo, é importante oferecer um alimento de qualidade que seja palatável e ter paciência com o pet. “Não se pode de forma alguma adotar uma conduta severa de deixar o gato sem comer na tentativa de que ele ceda e coma o que está no potinho”, orienta o veterinário.

Konstantinos Feggoulis/Unsplash

Confira 8 dicas para evitar o jejum prolongado do seu gato

O sabor faz toda a diferença

Um alimento altamente palatável é determinante para estimular o apetite do pet. O sabor atraente pode ser encontrado em produtos de alta qualidade formulados com proteínas, gorduras e demais nutrientes provenientes de fontes nobres. São alimentos que fazem bem para a saúde e ainda agradam ao paladar do gato.

Daria Bannikova/Unsplash

A ração deve atender as necessidades nutricionais do gato

O tutor deve sempre oferecer alimentos que atendam às especificidades do pet, considerando faixa etária, se é castrado ou não e se tem pelos longos, por exemplo. Outros fatores também podem influenciar a ingestão do alimento como textura e tamanho dos grãos.

Alfr Dlu/Unsplash

Não troque a ração de um dia para o outro

Para oferecer um novo alimento ao gato, é importante sempre fazer a troca gradual seguindo a recomendação do fabricante e do veterinário, pois a mudança repentina pode causar transtornos digestivos e dificultar a aceitação do novo produto.

Anjie Qiu/Pexels

O local onde se serve a ração é importante

Gatos são mais receptivos aos alimentos quando oferecidos em ambiente adequado e familiar. Por isso, o ideal é ter um local fixo para a alimentação e nunca colocar a vasilha de comida perto da caixinha de areia onde ele faz suas necessidades. Isso prejudica a aceitação.

Anna Bokova/Pexels

Deixe o alimento sempre disponível

Gatos são animais de hábitos noturnos e muitos podem querer comer ao longo da noite. Por isso, uma boa medida é deixar o alimento disponível durante a madrugada.

NastyaSensei/Pexels

Não seja o "garçom" do seu pet

É interessante acostumar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas para evitar que ele fique sem comer na ausência do tutor.

Sheep/Pexels

Ração úmida pode ajudar

O alimento úmido é uma excelente opção para os gatos com apetite seletivo ou em fase de transição alimentar, já que sua principal característica é a alta palatabilidade. A textura macia também facilita a ingestão.

Nastya Sensei/Pexels

Deixe o pet confortável

“O gato com apetite seletivo deve se sentir o mais confortável e estimulado possível para aceitar o alimento. Em caso de jejum por mais de 24 horas, o tutor deve consultar um veterinário sem demora. Só ele poderá indicar o melhor tratamento, que varia de acordo com cada caso”, finaliza Flavio.

Hans Reniers/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!