Barreiras de proteção
A pele e os pelos dos animais desempenham um importante papel de proteção, formando uma barreira entre o pet e o meio ambiente para bloquear os perigos físicos, químicos e microbiológicos.
A pele e os pelos dos animais desempenham um importante papel de proteção, formando uma barreira entre o pet e o meio ambiente para bloquear os perigos físicos, químicos e microbiológicos.
A pelagem ajuda na proteção da pele, que é o órgão mais extenso e visível do corpo, e, além disso, um animal com pele e pelos em boas condições indica que está com boa saúde e seu organismo está funcionando bem.
Diante da importância de pele e pelo para o organismo, os tutores devem cuidar muito bem deles para garantir bem-estar e longevidade ao pet. Para isso, uma boa alimentação, cuidados com a higiene e escovações não podem ser negligenciados.
O médico-veterinário Flavio Silva, da PremieRpet, lista os três principais cuidados, que são essenciais com a pele e o pelo dos animais de estimação. Confira a seguir e entenda a importância de cada um.
Nutrição balanceada e de qualidade está diretamente ligada à saúde da pele e do pelo dos animais. Baixas concentrações de zinco, biotina e ácidos graxos essenciais (ômegas 3 e 6) no organismo podem causar descamações e quebras na barreira de proteção da pele (deixando-a exposta a bactérias que causam infecções). O pelo fica opaco e quebradiço. Se o pet apresentar alergia alimentar, procure um veterinário.
Utilizar o xampu correto e ter uma frequência de banhos adequadas é o que garante uma boa higiene. Banhos em excesso podem interferir na oleosidade natural da pele do pet, diminuir a barreira de proteção e facilitar infecções.
Quando se trata do banho em gatos não existe um consenso. Alguns especialistas acham melhor evitar por conta do estresse, enquanto outros acreditam ser um cuidado indispensável na rotina. É importante consultar o veterinário de sua confiança para saber qual a indicação para cada pet.
Acostumar o pet desde filhote com a escovação diária é de grande importância, já que a prática ajuda a eliminar células mortas e pelos soltos. Para os gatos, essa prática é ainda mais necessária, pois ajuda a evitar as famosas bolas de pelo. A escovação pode ser feita em casa e a escova deve ser adequada para não machucar ou incomodar.
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.