Por mais parecidos que sejam, a composição é diferente e nenhum produto para humanos deve ser usado em animais
Frimufilms/Freepik
Por mais parecidos que sejam, a composição é diferente e nenhum produto para humanos deve ser usado em animais

Quem tem animais de estimação e se considera um verdadeiro pai ou mãe de pet, certamente gosta de oferecer o máximo para o amado filho “bicholólogico”. Hoje é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos feitos especialmente para os animais, e muitos deles são muito semelhantes aos produtos produzidos para seres humanos, o que pode causar certa confusão – um produto para humanos jamais deve ser utilizado em animais.

As opções são inúmeras, que vão desde os denominados como dermocosméticos, como protetor solar e creme hidratante, até os sprays antiestresse e lubrificantes para olhos ressecados. Mas afinal, como é que se usa tudo isso? E será que o seu pet realmente precisa disso?

Ao Canal do Pet , a médica-veterinária Aline Gaino explica que muitos dos produtos atualmente disponíveis no mercado são totalmente seguros para o uso em cães e gatos, mas é indispensável que o tutor busque a orientação de um médico-veterinário para que o profissional possa examinar as condições do animal e, aí sim, determinar se ele realmente precisa de determinados produtos.

A higiene do meu pet, qual é a forma correta de fazer?

Para a limpeza geral, que contribui com a higiene e a saúde do pet, é indicado sempre a remoção de sujeira das patas após um passeio. Essa limpeza pode ser realizada de diversas formas, e nem sempre requer um produto específico para isso.

Aline explica que a  higienização das patas pode ser feita de maneira simples, com a lavagem da pata usando apenas água e sabão próprio para a espécie, ou mais de forma mais intuitiva, com o uso de um pedilúvio (um tipo de tapete sanitizante).

Em alguns casos, pode ser utilizado também produtos voltados especificamente para esse fim – especialmente em casos de cães que vivem em regiões com terra e barro, ou para animais com algum problema de pele nos coxins, mas sempre seguindo a orientação de um profissional.

A escovação deve ser feita em cães e gatos com qualquer tamanho de pelo, pois ajuda a remover as sujidades presas ao corpo do animal, além de remover os fios soltos.

Geralmente não é necessário o uso de nenhum produto além da própria escova, mas, de acordo com a veterinária, nem todas são apropriadas para todos os animais. “É importante que a escova seja específica para o tipo de pelo e pele do animal”, aponta Aline.

Para uma limpeza corporal mais pontual, como a das dobrinhas do rosto e do corpo dos pets, Aline sugere o uso produtos específicos, pois eles ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias e, consequentemente, problemas alérgicos que o pet possa ter, ajudando a preservar a saúde da pele.

Para isso, podem ser usados lenços umedecidos de uso veterinário ou produtos para banhos a seco, especialmente em caso de felinos e filhotes, aos quais não é recomendado dar banhos com tanta frequência – à exceção de indicação médica.

Já a escovação dentária , negligenciada por muitos tutores, deve ser realizada diariamente. Esse processo ajuda não a cuidar apenas dos dentes do pet, mas da saúde do animal como um todo.

+ Doença bucal pode levar cães e gatos à morte se não tratada; entenda

“A escovação dos dentes deve ser iniciada nos primeiros meses de vida dos pets”, indica a veterinária. “Existem produtos que já podem ser utilizados a partir de quatro semanas de vida, contam com ativos que ajudam a diminuir a coceira das gengivas e desconforto na troca dos dentes.”

A saúde dos olhos

Assim como as pessoas, os animais também podem sofrer com ressecamento e ardor nos olhos, seja pelo uso de secador após o banho, ou pelo próprio clima seco. No mercado é possível encontrar colírios com a função lubrificante que oferecem maior alívio aos pets, mas não devem ser usados para casos de doenças oculares.

Caso o tutor note alguma vermelhidão, secreções ou sintomas fora do normal, deve procurar um médico-veterinário imediatamente.

“Esse tipo de produto é indicado apenas para limpar o olho do pet”, esclarece a especialista.

Spray antiestresse realmente funcionam?

De acordo com a veterinária, esses produtos contam com aromas que oferecem maior conforto e bem-estar aos pets quando expostos a situações diferentes momentos do cotidiano.

Em uma viagem mais longa ou mudança, por exemplo, pode ajudar na adaptação do pet ao novo ambiente, pois ele terá sempre o mesmo cheirinho que já está acostumado, o que traz uma sensação de conforto e familiaridade.

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!