10 medos e fobias comuns em cachorros

Medo de fogos de artifício

Muito comum, pelos sons altos e imprevisíveis, além da luz dos fogos que fazem os cães tremerem de medo. O nível pode variar, com alguns cães latindo para encarar a causa do ruído e outros com uma fobia grave que podem precisar de tratamento com o uso de medicação.

Shuttersock

Medo do trovão

Chamado de Astrofobia, um sentimento de pavor contra trovões e relâmpagos, semelhante ao medo de fogos de artifício. Os cães são capazes de sentir a chegada de uma tempestade, então pode acontecer de o animal demonstrar sinais de medo antes mesmo de uma chuva começar.

Mylene2401/Pixabay

Medo de ficar sozinho

A ansiedade de separação pode fazer com que cães comecem a latir excessivamente ou exibam um comportamento destrutivo ao serem deixados em casa. Nestes casos, uma mudança de rotina e a dessensibilização já podem ajudar a resolver o problema.

Medo de ir ao veterinário

Cheiros e pessoas estranhas, exames e vacinas são alguns dos motivos que levam um cão a temer a ida ao veterinário. A própria viagem ao local já pode se tornar um desespero para o pet. Uma dica é levar o cão apenas para algumas visitas sociais ao “amigo vet”, para que perca o medo.

Medo de andar no carro

Além de casos comuns de cães que passam mal ao andar de carro, experiências negativas como ser deixado em um abrigo, ou idas ao veterinário podem fazer com que o pet sinta medo de entrar no carro. É possível resolver o problema fazendo uma boa associação usando petiscos e levar para passeios em locais agradáveis.

Medo de escadas

Um medo pouco comum, mas que existe e alguns tutores não percebem até que o pet se recuse a descer e subir um lance de escadas. Geralmente essa fobia se deve à falta de socialização do animal enquanto filhote.

Medo de homens

Muitos cães têm medo de homens, isso pode acontecer devido a algum trauma de abusos sofridos pelo animal e até pela falta de socialização do pet que foi criado apenas por mulheres. Esse medo pode resultar em agressividade, com rosnados e até mordidas.

shutterstock

Medo de estranhos

É comum que um cão sinta medo de pessoas que não conhece. É possível resolver com socialização, mas não se deve nunca forçar o animal a chegar perto de estranhos, pois pode resultar em agressividade. Acostumar o pet à presença de pessoas novas desde filhote é uma forma de evitar esse problema.

shutterstock

Medo de crianças

Apesar de a relação entre crianças e animais ser muito positiva, um cão que cresceu sem ter contato nenhum com crianças pode interpretar a aproximação dos pequenos como uma ameaça. Supervisionar a aproximação com calma pode ajudar ou, em casos mais graves, o tutor deve pedir a ajuda de um especialista em comportamento.

Medo de objetos

Muitos cães podem desenvolver medo de alguns objetos comuns do dia a dia, até mesmo de brinquedos que se mexem e fazem barulho, ou até secador de cabelo e aspirador de pó. Pode ser um problema sério, em alguns casos, mas possível de resolver.

O Canal do Pet no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular!