Como dar banho em gatos?

Os gatos não são conhecidos como grandes amantes de água e, em grande parte dos casos, não gostam muito de tomar banho. Eles prezam bastante pela própria higiene e fazem uma autolimpeza com a língua, porém, ainda que eles façam a parte deles, dar um bom banho no bichano ainda pode ser algo necessário.

Dar banho em gato é difícil?

Não é um trabalho tão árduo como pode parecer, desde que se saiba os principais passos que devem ser tomados e se o pet já for acostumado desde pequeno, o estresse será mínimo. Confira o passo a passo!

Reprodução Pinterest

1 - Corte as unhas do pet

Além de importante para a higiene, protege o tutor de possíveis arranhões. Mas é recomendável que não se faça no mesmo dia do banho, já que o corte das unhas também pode ser estressante para o animal.

Reprodução/ Shutterstock

2 – Brinque com o gato!

Fazer com que o gato gaste bastante energia antes do banho pode diminuir as tentativas de fuga do bichano. Faça algumas brincadeiras também já dentro do banheiro, com a porta fechada, para que ele se acostume ao ambiente.

reprodução shutterstock

3 – Escove o pelo do gato.

Quando ele já estiver molhado ficará mais difícil desfazer os nós, que também podem complicar na hora do banho. Além disso, muitos gatos gostam de ser escovados, use isso como uma ferramenta para acalmar o animal.

Pixabay

4 – Tenha uma banheira do tamanho adequado.

Aquelas de plástico já são o suficiente. Coloque uma toalha que já não use mais para que o gato possa cravar as unhas e se sentir mais seguro e não encha a banheira até a boca.

Reprodução/ Shutterstock

5 – Separe tudo o que for usar.

É importante ter ao alcance tudo o que for usar durante o banho, pois nesse momento não poderá sair de perto do animal para pegar o shampoo, por exemplo. E, lembre-se, o produto deve ser próprio para gatos.

6 – Tenha firmeza, mas não lute contra o gato.

Molhe o pet somente até o pescoço e passe o shampoo fazendo uma massagem, para deixa-lo mais calmo. Use um copo para jogar a água e enxaguá-lo, um jato de água muito forte pode assustar bichinho.

7 – Use uma toalha para tirar o excesso de água.

Tenha uma toalha por perto para secar o pet assim que ele sair da banheira. Dê apenas algumas batidinhas leves para retirar o excesso de água e, só depois, use o secador. Lembre-se de deixar em uma temperatura e distância segura para não queimar o gato.

reprodução shutterstock

8 – Dê uma recompensa pelo banho bem sucedido.

Após seguir todos os passos e o gato estiver limpinho e cheiroso, não esqueça de dar um agrado para que ele se sinta mais feliz. Banhos em gatos não precisam ser tão frequentes, mas são importantes.

Algumas alternativas

Se mesmo assim achar que deu muito trabalho, existem outras opções. Você pode levar o seu pet até um petshop e pagar pelo banho, ou investir em lenços umedecidos especiais para gatos. O importante é não deixar a higiene do seu pet de lado e mantê-lo protegido contra pulgas e carrapatos.

Precisa mesmo dar banho no gato?

Para alguns casos, como animais que vivem em ambientes mais abertos e podem se sujar demais, o banho pode ser necessário. Há também casos em que o banho pode ser uma questão de saúde. Em certos casos, alguns veterinários recomendam até mesmo que não se dê banho em gatos (o que não significa que você não deve cuidar da higiene do seu bichano!).

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!