Aprenda a dar banho a seco em seu gato para mantê-lo sempre limpinho

Por mais limpos que os gatos sejam, em algumas situações a auto higienização não dá conta de remover toda a sujeira

Dificilmente os donos conseguem manter seu animal de estimação completamente limpo. Eles gostam de brincar no quintal, dar uma volta pela rua e correr pela casa, o que torna impossível deixá-lo perfeito. O mesmo acontece com os gatos, por mais limpos que sejam. O banho a seco pode ser uma boa opção para higienizar seu felino quando estiver sujo demais.

Leia também: Dar banho em gatos: Afinal, isso é necessário ou não?

No entanto, em caso se sujeira extrema, não é melhor dar banho utilizando água? Não, pois como muitos sabem, água e gato não combinam. A maioria tem aversão a esse modo de limpeza e forçá-lo será bem pior, por mais sujo que ele esteja. É por isso que a melhor opção é aprender a dar banho a seco , pois higieniza e não se torna um momento traumático.

Banho a seco é uma alternativa melhor do que o com água, pois higieniza e não será um momento traumático para o felino
Foto: Reprodução/ Shutterstock
Banho a seco é uma alternativa melhor do que o com água, pois higieniza e não será um momento traumático para o felino

O gato precisa mesmo de um banho a seco?

Os bichanos são animais naturalmente limpos. Eles dedicam até 4 horas do seu dia só para se lamberem, se higienizarem e manterem o pelo em ordem. A sua língua rugosa e áspera foi desenvolvida exatamente para isso, permitindo que toda a sujeira acumulada entre os fios da pelagem seja eliminada. Por essa razão, dificilmente você encontrará seu amigo completamente sujo. 

Então, antes de comprar os utensílios para limpá-lo, tenha certeza de que é necessário. Em algumas situações ele apenas chegou um pouco encardido da rua e você já imaginou que precisava de um banho, sendo que nem esperou o processo natural de limpeza. 

No entanto, existem casos que ele realmente precisa do auxílio do dono, por exemplo, se for obeso demais para se lavar eficientemente, estiver usando o colar elizabetano, a pelagem estiver ficando suja demais e o animal não der conta, alguma doença impedindo a limpeza diária ou se o felino for idoso. É para situações assim que o banho a seco serve.

Leia também: Aprenda a fazer a higienização correta dos olhos do gato

Lenços umedecidos

Foto: reprodução shutterstock
Lenços umedecidos são ótimos, pois desodorizam a pelagem do animal, removem alergênicos e espalhando óleos essenciais

Lenços umedecidos para gatos são uma ótima alternativa ao banho com água. Esse produto desodoriza a pelagem do animal, remove alergênicos e espalha os óleos essenciais da pele. Pode ser encontrado em qualquer pet shop, mas lembre-se de escolher um com 0% de álcool, composto de ingredientes naturais (como lavanda e aloe vera) e que seja de uso veterinário. 

Na hora que for limpar o bichano, escolha um momento que esteja relaxado e não irá reclamar, como após as refeições e brincadeiras, para facilitar seu trabalho. Se ele aparentar estresse ou agitação durante o banho, pare e tente em outro momento. Jamais force o animal a fazer algo contra sua vontade. 

Um bom modo de acalmá-lo e deixá-lo confortável é fazer carinho antes. Mantenha os lenços umedecidos próximo de você para que comece o banho durante as carícias. Então, conforme passa a mão direita sobre seu pelo, pegue um lenço com a esquerda e comece a limpá-lo. Ele nem irá perceber a mudança e dificilmente irá se opor. 

Dê atenção a todo o corpo e não só a região mais suja, distribuindo os óleos essenciais pela pelagem. Troque de lenço conforme vá ficando escuro. Utilize um novo para limpar a região facial. Com uma mão segure gentilmente a cabeça por trás e com a outra elimine os resíduos aos poucos. Por último, não se esqueça das patas, provavelmente a parte mais encardida do corpo. 

Por mais práticos que os lenços sejam, utilize moderadamente. O uso em excesso irá ressecar a pele do bichano, além de impedir que a limpeza natural aconteça. 

Shampoo a seco

Foto: reprodução shutterstock
Em lojas de pet shop é possível encontrar opções de shampoo a seco, das mais variadas marcas e, em caso de dúvida, peça ajuda a um vendedor de confiança

Esse produto foi feito especialmente para a limpeza a seco dos gatos. Sua textura é espumosa e basta a escovação do pelo para retirá-lo completamente. Você encontrará em qualquer pet shop, das mais variadas marcas. Escolha um natural, não tóxico e que evitará o ressecamento da pele do animal. Na dúvida, peça ajuda a um vendedor de confiança. 

Leia também: Aprenda a limpar a orelha do gato e entenda porque a prática é tão importante

Assim como os lenços umedecidos, aplique o shampoo quando o gato estiver calmo. Coloque um pouco sobre a pelagem e espalhe com a mão, como se fosse um creme. Massageie durante o processo para mantê-lo relaxado. Após distribuir a espuma uniformemente, remova através da escovação.

Opte por uma escova raquete (com pinos) para retirar todo o produto. Para evitar que ele lamba o shampoo que está em sua pele, fique brincando e distraindo com petiscos ou brinquedos. Se tiver outra pessoa disponível em casa, peça para ela realizar essa tarefa. Lembre-se de utilizar o item com moderação. 

Mantenha uma rotina de limpeza

Foto: reprodução shutterstock
Se o pelo do gato for escovado regularmente, dificilmente acumulará sujeira e será preciso dar um banho a seco

Um bom jeito de manter o gato sempre intacto é mantendo uma rotina de limpeza. Compre as ferramentas certas, como uma escova raquete e um desembolador para remover os nós ou emaranhados, e lembre-se as usar regularmente. Caso o bichano não se dê bem com escovas, opte pela luva para grooming. 

Para felinos de pelo curto, passe a escova uma vez por semana e, para os de pelo longo, diariamente. Seja gentil durante o processo para o animal não se opor. Caso tenha nós, utilize o desembolador. Passe com cuidado para não machucá-lo. 

Leia também: Unhas de gato: saiba como cuidar e mantê-las aparadas

Mantendo essa rotina de limpeza, dificilmente seu ficará sujo demais e precisará do banho a seco ou com água. Lembre-se de dedicar um momento especial para as partes delicadas do corpo, como olhos, boca e orelha. Reserve um dia só para higienizar essas áreas.