Como identificar gravidez psicológica em cadelas?

Em fêmeas não castradas

A pseudociese, como é chamada, é mais comum do que se imagina e não há uma causa definida. Mesmo sem ter nenhum contato com um macho, a fêmea pode sofrer alterações hormonais que desenvolvem a falsa gravidez.

Doris Metternich/Pixabay

Quando acontece?

Normalmente a pseudociese acontece entre o segundo e o quarto mês após o cio.

Como acontece?

A fêmea passa a fazer ninhos pela casa e a adotar brinquedos, cobertores e outros objetos como se fossem seus filhotes. A fêmea pode até mesmo se tornar agressiva, para proteger esses “filhotes” contra quem tentar retirá-los.

Um sentido materno

Mesmo que não sejam filhotes reais, o sentido materno da cadela fica mais aguçado, por isso é necessário que se entenda que a fêmea não está em seu estado psicológico normal. Tenha cuidado e paciência.

reprodução shutterstock

Mudanças físicas

Além do psicológico, mudanças físicas também acontecem, pode haver falta de apetite, apatia e alterações mamárias. Algumas fêmeas passam até mesmo a produzir leite, o que pode causar problemas ainda mais graves, como mastite e tumores.

Darren Richardson/Unsplash

É caso de urgência

A cadela também pode sofrer de endometriose ou uma inflamação no útero, o que causa muitas dores. Se o problema não for diagnosticado a tempo, pode levar à morte.

Fique atento

Ao observar qualquer tipo de comportamento fora do normal, a cadela deve ser levada até um médico veterinário imediatamente, o profissional irá indicar o melhor tratamento, de acordo com a situação da fêmea.

Quanto tempo dura?

Algumas cadelas voltam ao comportamento normal em cerca de duas semanas, outras precisam de castração e medicamentos, além de um acompanhamento profissional.

Alberto Bigoni/Unsplash

Prevenção da gravidez psicológica

Mesmo não sendo 100% garantido, a castração diminui consideravelmente a probabilidade de ocorrer uma gravidez psicológica em cadelas. O processo cirúrgico evita a produção de hormônios ligados à gestação, além de evitar o surgimento de várias outras doenças.

reprodução shutterstock

Problemas com a gravidez real

Cadelas podem sofrer com aborto espontâneo, entenda e saiba o que fazer.

Ryan Christodoulou/Unsplash

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!