Sinais de um aborto espontâneo

Quando uma cachorrinha engravida, o corpo dela passa por diversas transformações. O organismo cria as condições ideais para que os embriões sejam abrigados e se desenvolvam. Ao longo de dois meses a cadela precisará de atenção, para garantir que nada de mal aconteça.

Causas de um aborto espontâneo

Um aborto pode acontecer por diversas razões, como bactérias, parasitas e fungos. Em locais onde muito cães vivem juntos, como canis, é fácil encontrar a bactéria Brucilla canis, que é extremamente contagiosa e provoca abortos inesperados.

Pixabay

Causas de um aborto espontâneo

Quando ocorre na fase final da gravidez, normalmente é causado por um desequilíbrio hormonal no ventre do animal. Em outras semanas, água e alimentos com parasitas como o Neospora caninum, ou fungos afetam a gestação. Tenha sempre muita atenção ao que a cadela come e mantenha tudo sempre bem higienizado.

reprodução shutterstock

Acompanhamento médico

Para evitar complicações, acompanhamento veterinário é imprescindível. Exames de sangue podem detectar se o pet está com alguma infecção e poderá trata-la a tempo. Mas, mesmo que o pior aconteça, o acompanhamento médico será indispensável.

shutterstock

Funcionamento de uma gravidez

A gestação de uma cachorra dura em média 63 e 67 dias. O número de embriões irá depender do tamanho e raça da cadela. O ventre funciona perfeitamente para que os embriões se desenvolvam, por isso qualquer desequilíbrio pode por isso em risco. É um complexo sistema de reações químicas que permitem aos fetos conseguirem alimentos e ter ótimas condições para vingarem.

Reprodução Bored Panda/ Hadissima

Aborto antes da quinta semana

Quando chega a segunda metade do processo de gestação que tudo fica mais delicado. Os fetos começam a crescer rapidamente e, após 30 dias, os principais órgãos já aparecem, como o coração. Esse é um momento muito importante na gravidez, pois existe o risco de um aborto acontecer.

Reprodução

Nas primeiras fases

Se a perda ocorrer antes da quinta semana, o corpo reabsorverá os fetos. Geralmente, a perda dos filhotes passa despercebida nessa etapa e não provoca danos à mãe. É comum que os próprios donos não percebam a gravidez.

reprodução shutterstock

Nem tudo pode estar perdido

Nem sempre quando algum embrião morre significa que a gravidez está perdida. Às vezes, alguns fetos morrem e outros continuam vivos. Então a gestação será prosseguida e os filhotes irão nascer em poucos dias.

reprodução shutterstock

Sintomas dolorosos

Após a quinta semana, os embriões já estão quase formados e os sintomas de aborto espontâneo serão bem mais dolorosos e visíveis. Um sangramento abundante é o sinal mais evidente, principalmente porque acontece de forma repentina.

reprodução shutterstock

Quando o pior acontece

O abdômen da cadela irá se contrair de forma repentina, o que provoca muita dor e desconforto. Além desses sinais externos, ela começará a ficar visivelmente doente. Febre, perda de apetite, depressão, desidratação, cansaço, vômitos são alguns dos sintomas.

reprodução shutterstock

Siga as instruções do veterinário

Se notar qualquer um desses sintomas, leve-a rapidamente ao veterinário para receber atendimento médico. Serão feitos alguns exames para saber as condições de saúde e recomendações de como tratá-la nessa fase difícil.

reprodução shutterstock

Evite uma infecção

Para detectar o mais rápido possível, mantenha o acompanhamento médico e realize exames de sangue regularmente. Cadelas que sofreram aborto precisam de tratamento médico durante um período, assim como muito carinho dentro de casa.

reprodução shutterstock

Prevenindo abortos

A melhor forma de prevenir aborto é manter em dia as consultas com o veterinário. Pets com problemas provavelmente terão complicações em uma gestação. Então, não negligencie esse acompanhamento para que sua cadela grávida consiga desenvolver os embriões perfeitamente.

shutterstock