O cão está destruindo a casa?

Alguns cães não podem ser deixados sozinhos por minutos que já são capazes de fazer uma enorme bagunça. Mordem móveis, destroem almofadas, chinelos e qualquer outro objeto aleatório que não seja o próprio brinquedo. Esse comportamento, porém, tem motivo e existem formas para lidar com ele.

Faça atividades com o seu pet

Uma das principais causas para a destruição de objetos é a falta de atividades. Os cães, geralmente, têm muita energia acumulada e precisam brincar, passear e fazer outras atividades que os estimulem física e mentalmente, e cabe ao tutor proporcionar isso. Ou pode perder alguns sapatos em troca.

shutterstock

Combate ao tédio

Algumas pessoas, mesmo com diversas opções como filmes, séries, livros, videogames e internet ainda se sentem entediadas. Um cão que não tem nada para fazer, precisa encontrar um jeito para externar isso. Criar uma rotina para o animal é essencial para combater o tédio, além de deixa-lo mais saudável e confiante.

O que fazer

Entre as opções mais comuns estão os passeios, que são atividades indispensáveis para qualquer cachorro. Já em casa, o enriquecimento ambiental é essencial para que o pet se distraia enquanto está sozinho ou em dias de chuva, quando não pode sair de casa.

Brinquedos alternativos

Com estímulos, o cão tende a ficar longe de objetos proibidos. Uma boa forma de enriquecimento é oferecer uma porção de ração (parte do que seria a refeição do cão) em uma garrafa PET com pequenos furos, que permitem que a ração caia enquanto o animal brinca. Sempre retire o rótulo da embalagem antes de oferecer ao animal e cuidado para que ele não coma pedaços dela.

Com desafios, não há tédio

Um cão que recebe atividades e desafios diariamente tem uma tendência muito menor a buscar o alívio do tédio em objetos da casa. Para cães filhotes é recomendado oferecer mordedores específicos, pois nessa fase ele precisará aliviar a irritação na gengiva devido à troca de dentição.

Diferentes texturas para o filhote

É superimportante ter à disposição brinquedos de texturas e formatos diferentes que possam ser destruídos. Oferecer o brinquedo gelado também ajuda bastante a aliviar a irritação, e se ele puder ser recheado com petiscos melhor ainda, será um atrativo a mais.

Ofereça também parte do seu tempo

Investir tempo em atividades saudáveis e interação com os cães, além de trazer benefícios para a qualidade de vida do tutor e do pet, resolverá o problema da destruição e proporcionará uma convivência mais feliz e harmoniosa entre toda a família.

O Canal do Pet está no Telegram!