Repelente de insetos para pets

Muito se fala sobre a proliferação de insetos no verão, mas já se foi o tempo em que o calor excessivo e suas consequências se limitavam a uma única estação do ano. É importante proteger cães e gatos o ano todo!

Ajuda a evitar várias doenças

Muitas doenças graves que afetam os animais são transmitidas por meio das picadas de insetos. A leishmaniose, dirofilariose, berne e miíase são apenas alguns exemplos e é de extrema importância protege-los contra isso!

Yogesh Pedamkar/Unsplash

Spray

Muito parecido com os usados por humanos, o repelente em spray é feito com ingredientes atóxicos para os animais e repulsivo aos insetos, como citronela. Borrife em todo o corpo do pet diariamente, principalmente quando sair para passear ou brincar no quintal. Cuidado para não atingir olhos, boca e focinho.

Coleira

A coleira foi desenvolvida com inseticida em seu material, sendo capaz de afastar moscas, mosquitos, abelhas e outros insetos. A duração varia conforme o fabricante indica na embalagem e é importante ser respeitada. Pode ser utilizada dentro e fora de casa. É recomendado associar o uso do repelente em spray e coleira em situações de maior exposição, como em viagens para a praia ou campo.

Pipeta

O funcionamento da pipeta é bem parecido com o da coleira: deve ser aplicado na nuca do bichinho a cada 30 dias para fazer efeito. Costuma ser tão efetivo quando os anteriores. É importante garantir que o pet não ingira ou lamba o produto durante a aplicação.

Eletrônico

O repelente eletrônico precisa ser conectado à tomada para funcionar. Ele emite um potente ultrassom no ambiente para afastar os insetos, de forma segura e atóxica aos pets. Seu uso é indicado principalmente à noite, pois as janelas costumam ser fechadas e o repelente não se dissipa.

Odorizador

Esse modelo precisa ser espalhado pelo ambiente da casa para funcionar, servindo de aromatizante e repelente. Sua função é parecida com a do eletrônico, ou seja, protege o espaço e não o animal em si. Deve ser usado junto com a coleira ou spray.

Naturais

Fora os produtos vendidos em lojas, dá para apostar em itens naturais com função repelente. Aposte em óleo de citronela ou de eucalipto-limão que ajudam a espantar insetos. Consulte o veterinário antes para garantir que o bichinho não é alérgico.

Vacinas

As vacinas são o meio mais eficaz de prevenir doenças. Elas são capazes de combater os agentes patógenos, não colocando o bichinho em risco. Não deixe de vaciná-lo regularmente e seguir as recomendações médicas. Contudo, as vacinas não conseguem afastar os insetos. Isso é trabalho dos repelentes.

Não use produtos para humanos

Não se deve nunca usar repelentes tradicionais para humanos em animais, sejam eles de tomada, odorizadores, spray, entre outros. Esses produtos contêm substância que podem ser tóxicas. A melhor opção é investir num bom repelente de insetos para cães e gatos.

Sempre procure um veterinário

Não se esqueça de levar o pet frequentemente ao veterinário para detectar possíveis doenças ainda no estágio inicial. O exame é fundamental para o diagnóstico e prescrição de remédios para prevenir contra as patologias.

FreePik

Para pulgas e carrapatos

Entenda também a diferença entre os antipulgas e escolha qual é o mais adequado para o seu animal de estimação.

Matheus Campos

O Canal do Pet está no Telegam!

Divulgação