Curiosidades sobre a Medicina Veterinária

A medicina veterinária foi criada no Brasil em 1918 e está regulamentada há 86 anos. Hoje é uma das profissões mais importantes em todo o mundo.

Caminhos a percorrer

Quem decide se entrar na carreira, deve ter em mente que ela abrange muitas áreas. Para muitas pessoas, a medicina veterinária é vista como “o médico dos bichos”, mas a clínica médica e cirúrgica de animais são apenas parte do que esses profissionais fazem hoje.

Shuttersock

Muito além de prevenção e cura

Ela vai muito além da prevenção e cura das afecções das diversas espécies animais, abrangendo também a produção e inspeção de alimentos, a defesa sanitária animal, saúde pública, ensino técnico e superior, pesquisa, extensão rural e preservação ambiental e ecológica.

aleksandarlittlewolf

O veterinário na sociedade

Com o aumento do número de animais vivendo entre a sociedade, esse campo da medicina precisou avançar muito. Hoje, a atividade da Medicina Veterinária conta com alta tecnologia e anda passo a passo com a Medicina Humana.

reprodução shutterstock

Saúde Pública

No âmbito da saúde pública, os veterinários orientam pesquisas que têm um papel fundamental no controle de doenças tidas como “zoonoses”, que são transmitidas dos animais aos seres humanos.

shutterstock

Na pecuária

Em países de grande atividade pecuária, como o Brasil, seus conhecimentos são especializados para a nutrição do animal, manejo das pastagens, administração, higiene pessoal e ainda a inspeção rigorosa de produtos alimentícios de origem animal.

aleksandarlittlewolf

Organização Mundial da Saúde

Baseado nas capacidades e conhecimentos específicos, a OMS criou, em 1946, a Saúde Pública Veterinária, definindo novas áreas de atuação para a profissão, sendo: o controle das zoonoses, higiene de alimentos e os trabalhos de laboratório, de biologia e ainda as atividades experimentais.

shutterstock

Áreas de especialização

O veterinário tem diferentes áreas: a Clínica, que atua com atendimentos, exames e pequenas cirurgias de pets; a Ambiental, que estuda animais silvestres em seu habitat natural, identificando espécies, doenças, e contribuindo para a preservação; e a de Controle e Tecnologia para Populações Animais, que estuda técnicas de desenvolvimento e trato de rebanhos.

O veterinário e os animais

Escolher ter um pet inclui o acompanhamento de um médico veterinário, especialista em atender emergências e rotinas clínicas dos bichinhos. Eles têm a responsabilidade de orientar e explicar o cotidiano e a rotina de cada animal, cuidando adequadamente suas necessidades individuais, de acordo com a raça, a idade e a espécie.

artursafronovvvv

Controle de paciente

Exames preventivos de rotina, vacinações e atendimentos regulares fazem parte da rotina do profissional. O animal atendido por ele chega a ter um prontuário de controle.

FreePik

A responsabilidade

Em situações mais graves, doenças por exemplo, é o profissional que tem a responsabilidade de conferir as melhores opções de tratamento, que além de medicações pode incluir cirurgias sérias, na expectativa de proporcionar a cura e o bem estar animal.

Um trabalho difícil

Também é o veterinário que informa a família dona do animal que não há mais chances de cura e junto a ela decide pelo sacrifício.

user18526052/freepik

Consulte sempre um veterinário

A medicina veterinária é a melhor fonte de informações sobre a saúde do seu animal de estimação, então é importante seguir suas recomendações para assegurar o início de uma vida longa e saudável. E não esqueça, esse profissional também está cuidando da sua saúde.

Para atender a você e ao seu pet

Quer saber mais sobre as principais áreas da medicina veterinárias?

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação