Dicas para a caixa de areia

A caixa de areia é um dos itens mais importantes para um gato, desde a limpeza da casa, até o conforto do animal dependem dela. Muitos tutores ‘novatos’ ainda têm dúvidas sobre quantas caixas são necessárias, quais tipos de areia usar e em onde devem ser colocadas.

Pets limpinhos

Primeiro se deve ter em mente que os gatos são muito preocupados com a limpeza e eles não vão usar uma caixa que estiver suja. Esse é apenas um dos pontos que devem ser respeitados para que o pet se sinta à vontade para fazer as necessidades ali.

O melhor tipo de caixa

Existem diferentes tipos de caixas no mercado, o ideal é comprar caixas que tenham as laterais mais altas, para evitar que a areia caia no chão quando o gato cavar para cobrir a sujeira. O tamanho da caixa também deve ser compatível com o tamanho do pet.

O melhor tipo de areia

Há diferentes opções, como a granulada (que é mais barata, mas pouco eficaz), a de pedrinhas (recomendada para ambientes externos), a madeirinha (absorve melhor o líquido e elimina melhor o odor), a sílica (considerada a melhor, por durar muito mais tempo, melhor absorção e elimina melhor os odores).

Reprodução Pinterest

Algo importante

A areia não deve agradar apenas ao tutor, mesmo que uma seja melhor do que a outra, o ideal é fazer um teste para saber com qual tipo o gato se sente mais confortável.

Preparação da caixa de areia

A quantidade de areia precisa ser suficiente para que o gato consiga fazer buracos, eles fazem as necessidades dentro deles. Normalmente três dedos de areia bastam para gatos adultos, mas deve ser levado em conta também o tamanho do animal.

Reprodução/ Pixabay

Melhor local

É importante colocar a caixa de areia em um lugar calmo e de fácil acesso. Deve ficar longe do comedouro e bebedouro, a proximidade pode impedir que o pet coma e faça as necessidades. Além disso, um local plano é essencial, o gatinho precisa se sentir seguro e uma caixa balançando não é legal.

Reprodução/ Pinterest

Manutenção e limpeza

Itens importantes para a limpeza são as pás higiênicas. As vazadas são ideais para as fezes e as “normais” para os torrões de urina. Os dejetos devem ser removidos todas as vezes que o gato fizer as necessidades. Use primeiro a pá vazada para as fezes. Balance um pouco a caixa para descobrir onde está a urina. Quando não houver mais dejetos, complete com mais areia.

O tempo indicado

Esse procedimento deve ser feito todos os dias. A cada 7 dias é preciso trocar toda a areia. E em 15 dias, a caixa deve ser totalmente higienizada com água e sabão.

Quantidade indicada

Como a limpeza deve ser constante e, às vezes, o tempo é escasso, o recomendado é ter ao menos duas para um gatinho, três para dois, quatro para três e assim por diante (sempre uma caixa a mais que o número de bichanos).

shutterstock

Um pet aliviado e um tutor despreocupado

Isso garante que o gato faça as necessidades mesmo que o tutor não consiga fazer a limpeza todos os dias. O trabalho poderá ser feito dia sim, dia não.

Quer saber um jeito fácil para remover o mau cheiro da caixa de areia?

Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação