Cuidado com os pets durante o carnaval

O carnaval chegou e, mesmo que as condições não sejam favoráveis para bloquinhos, ainda haverá música alta e outros barulhos, cheiros e outros fatores que podem incomodar os pets.

Perto da folia

Para quem tem um cachorro e mora perto de onde acontece a folia, uma grande preocupação é como manter o pet calmo diante das circunstâncias.

shutterstock

O gasto de energia

Além de ter a obediência do pet e foco do pet, é preciso proporcionar a ele gasto adequado de energia, principalmente nos dias de festas, ou quando passam os blocos. Um passeio no parque pode deixar o cão mais calmo.

A música alta

Para ‘driblar’ a música alta, que os cães são bastante sensíveis, a dica é fechar as janelas e criar um som ambiente com um tipo de música que o cão já está acostumado a ouvir, só que um pouco mais alta.

Fechou tudo, e o calor?

Lembre-se de garantir que o ambiente esteja fresco (ventiladores ou ar condicionado), mesmo com a casa toda fechada.

Adaptando o ambiente

Criar um ambiente confortável também é importante. Deve ter alimento, água, brinquedos resistentes disponíveis, um local que o animal entenda como o seu de segurança – pode ser a cama, o canto do sofá, a caixa de transporte – e um som ambiente.

shutterstock

O local de segurança

Esse "local de segurança" pode até ser escolhido pelo dono, basta apresentá-lo ao animal colocando um osso que ele gosta, por exemplo.

shutterstock

Pet calmo precisa de tutor calmo

Outro ponto importante é que o tutor se mantenha calmo e fale tranquilamente com o cão. Qualquer bronca ou gesto mais abrupto pode deixar o animal ainda mais assustado. Os gatos também são muito sensíveis a essas situações.

shutterstock

Ficar em casa?

Para quem deseja curtir o feriado de Carnaval com o pet, também é possível.

shutterstock

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação