Cuidado com pets com necessidades especiais

Muitas pessoas pensam em adotar pets com deficiência, mas têm receio quanto aos cuidados necessários e que o relacionamento seja difícil. No entanto, um pet que apresente surdez, cegueira ou dificuldades de locomoção podem conviver muito bem com a família, como qualquer outro.

Como lidar com cada deficiência?

Além de uma rotina normal, o pet especial também pode ser treinado, inclusive para que aprenda a lidar melhor com o problema. Caso ele tenha sofrido algum acidente, terá a possibilidade de vencer os novos desafios. Caso tenha nascido assim, se adaptará melhor à rotina. Os animais são impressionantes no quesito de adaptação a condições físicas diferentes.

Facebook/ Ollie - The Blind Wonder Dog

Deficiência auditiva

Se o pet for surdo, devemos estimular a visão dele com brincadeiras e treinos que instiguem também o olfato. Como usar gestos que ele identifique como “sim” e “não”. O dedo polegar para cima pode indicar afirmativo e, para baixo, negativo. A expressão facial do tutor também ajuda. É muito importante olhar nos olhos do pet e ser consistente.

Reprodução/Pixabay

Deficiência visual

Se o pet for cego, o “sim” e o “não” serão diferenciados pelo tom de voz utilizado. Outra medida é abusar dos outros sentidos dele, como a audição, o tato e o olfato. Se você tem piscina em casa e tem medo que o pet caia nela, pode colocar um piso com textura diferente ao redor.

Reprodução Pinterest

O treinamento com uma guia longa

Brinque com ele, já com a guia na coleira, em locais em que não tenham esse piso diferenciado. Quando ele pisar nesse local, corrija dizendo “não” e segure a guia firmemente. Com o tempo, ele entenderá que toda vez que pisar ali será errado e tenderá a não ir além. De qualquer forma, vale a pena investir em um cercadinho ao redor da piscina.

Reprodução Facebook

As necessidades básicas

Manter comida, água, banheirinho e móveis sempre nos mesmos locais é importante para animais cegos. Assim, o pet com deficiência visual se acostumará com os objetos naqueles lugares, não esbarrará neles e sempre que quiser chegará até lá facilmente.

Reprodução/Pixabay

Deficiência física

Os animais que têm ausência de membros se adaptam muito bem a essa realidade e vivem como se não tivessem problema algum. O adestramento, associado a sessões de fisioterapia, traz bons resultados para animais com problemas locomotores ou com a falta de algum membro.

Reprodução/ Shutterstock

Dicas para cuidar de cães deficientes

A sociabilização continua sendo muito importante. Apresente o cão a outros animais, sons, pessoas, entre outros estímulos. Ele aprenderá a lidar com novas situações adaptando a sua condição física.

Repdrodução/Instagram/rexiecat

O hábito é importante para os animais

Remova objetos que possam prejudicar a mobilidade dos animais deficientes, como tábuas soltas, galhos baixos, escadas ou rampas muito lisas. Evite mudanças frequentes e drásticas na rotina e nos móveis e objetos da casa. O animal poderá ficar perdido e desorientado e terá que se adaptar novamente.

Reprodução/Instituto Luisa Mell