Olá, amigos do Canal do Pet. Como havia prometido a vocês, eu vou continuar o assunto sobre medidas de segurança para quem tem pet em casa , já que acidentes dentro das residências estão entre as maiores causas de atendimento na emergência veterinária.

Piscina

Cães e gatos, apesar de terem a capacidade de nadar, podem se afogar caso caiam em uma piscina e não consigam sair. Por isso esse é um ponto muito crítico quando estamos falando da segurança dos bichinhos. 

Piscina em casa pode ser uma ameaça a segurança dos animais de estimação
shutterstock
Piscina em casa pode ser uma ameaça a segurança dos animais de estimação

Assim, em casas ou sítios com piscinas, é prudente ensinar os pets a nadar, seja por diversão, como para cães que adoram água, ou por precaução.

Uma dica bacana são rampas criadas especificamente para serem encaixadas na borda de piscinas e que servem para cães e gatos conseguirem sair no caso de uma queda ou mesmo se estiverem se divertindo, mas já cansados.

Elevador 

Para quem mora em prédio, há riscos de acidentes na entrada e na saída do elevador, o que demanda atenção especialmente de tutores de cães quando vão levar o companheiro para o passeio.

Os acidentes podem acontecer especialmente quando a guia fica presa ao lado de fora do elevador e com o fechamento da porta o cão é erguido. Ele pode se enforcar. Além disso, como o sensor do elevador é localizado em geral em um local mais alto do que o pet, a porta pode fechar e ele acabar prensado.

+ Você pode fazer trilhas junto com o seu animal de estimação!

Para prevenir, é indicado sempre nos certificarmos de que entramos no elevador antes do pet e ficar de olho na guia.

Além disso, vale investir no treino do comando “Fica”, para que o animal aprenda a esperar até ser liberado para entrar no elevador.

Portões e muros

Potões com defeitos podem facilitar a fuga do animal
shutterstock
Potões com defeitos podem facilitar a fuga do animal

Cães podem escapar pelo portão da garagem quando alguém entra ou sai de carro. Ou mesmo pular o muro para dar uma “voltinha”. Nesse quesito, gatos são campeões! Aliás, quando o pet é daqueles que adora a rua, acaba ficando mestre na arte de escapar.

Um atropelamento pode ocorrer por conta de uma escapada pelo portão e até a perda do animal, que pode sair correndo pela rua e sumir.

+ Cuidado! Algumas plantas ornamentais são perigosas para os animais de estimação

É possível adestrar um cão para atender ao “Fica” quando o portão é aberto, mas, ainda assim, é perigoso: dependendo do estímulo, ele pode sair correndo. Portanto, é importante prevenir: pode-se providenciar uma contenção entre a casa e garagem, cercas especiais e muros altos.

Espero que tenham gostado das dicas de segurança! Vale sempre ficar atento aos perigos que rondam nossos pets para evitar acidentes.

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!