Olá, amigos dos Canal do Pet ! Hoje eu vim falar de alguns mitos sobre gatos. 

Apesar de esses animais ocuparem um lugar cada vez maior nos lares brasileiros, ainda existem alguns mitos sobre gatos que circulam por aí. Vamos tentar esclarecer um pouco eles. 

O medo do gato preto é um dos mitos sobre gatos
Reprodução
O medo do gato preto é um dos mitos sobre gatos


Gatos pretos dão azar

Esse mito surgiu na Idade Média, quando os gatos pretos eram associados à bruxaria. Inclusive, mulheres que tinham gatos pretos eram consideradas “seres do mal”.

Não existe nenhum fundamento para isso! Gatos pretos, brancos, tigrados, tricolores, todos são excelentes companheiros, não havendo nenhuma diferença que os coloque em uma situação diferente.

Assim, toda a iniciativa para combater esse mito é muito bem-vinda!

Leia mais:  O mito entre gato preto e sexta-feira 13

Gatos são traiçoeiros

Gatos são animais naturalmente caçadores, e caçadores solitários. Isso significa que caçam por emboscada, ou seja, ficam à espreita, observando a presa e quando percebem que é a melhor oportunidade, dão o bote.

Muitos deles podem brincar de caçar as pernas das pessoas que estão passando, exatamente como mencionei acima. E, diante do susto, esse é um dos motivos pelos quais eles levam a fama de “traiçoeiro”.

Para que esse comportamento diminua, é importante dar ao gato oportunidade de brincar, justamente de caçar e de fazer as emboscadas que eles adoram, com uma vara com um ratinho na ponta, por exemplo.

Gatos não se apegam aos tutores

Esse mito surge do fato de gatos serem animais mais independentes do que os cães. Mas isso não significa que eles não se apeguem às pessoas. Há relatos, inclusive, de gatos que apresentam sintomas de ansiedade de separação quando ficam sozinhos (ficar miando na porta, por exemplo).

Conviver com um gato significa ser recebido na porta ao voltar para casa, perceber que ele adora ficar no colo quando estamos no sofá. Sim, tudo isso é possível para quem tem um bichano. 

Gatos só se apegam à casa

Esse é um dos mitos sobre gatos que precisam ser repensados. Por serem animais bastante territorialistas, os gatos precisam ter controle do território para se sentirem seguros e confortáveis em um ambiente. Esse é um dos motivos pelo qual ouvimos tantas histórias de gatos que voltaram para a casa antiga quando a família se muda. Mas isso não significa que eles não se acostumam com um novo ambiente! Basta ter o cuidado de fazer a introdução aos poucos, permitir que ele se acostume e explore um cômodo de cada vez, até conhecer o novo lar por completo.

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!