Olá, amigos do Canal do Pet! Já que no último texto falei sobre adoção de animais de estimação , hoje eu queria dar algumas dicas que podem ajudar bastante no sucesso da adoção. Vamos a elas:

1. Reflexões sobre o perfil da família

Antes de ir a um local para realizar a adoção  e escolher o novo companheiro, é importante refletir sobre o perfil da família, para que o pet possa se adaptar mais facilmente a nova vida.

É importante pensar se a família tem um perfil mais agitado, que gosta de passear bastante, sai sempre, ou se é mais caseira, por exemplo.

A adoção é sinônimo de amor
Reprodução Pinterest
A adoção é sinônimo de amor


Será que todos poderão se comprometer com os cuidados com um filhote ou seria melhor adotar um adulto? Há cães e gatos com temperamentos perfeitamente adaptáveis às várias rotinas e perfis que as famílias podem ter.

2. ONGs, protetores e CCZs

Ao optar por adotar um cão ou gato, procure ONGs e protetores que desenvolvam um trabalho sério com os animais. Converse, busque informações e visite. Em sua grande maioria, são pessoas muito comprometidas com a causa animal e prestarão um grande e valioso auxílio.

Vale procurar também o Centro de Controle de Zoonoses de sua cidade, onde são muitas vezes feitos trabalhos importantes de resgate, cuidados e doação de animais de estimação.

3. Orientação

Em caso de dúvida ou insegurança em relação à escolha do animal para adotar, não hesite em consultar um profissional especializado em comportamento animal.

Conversar com pessoas que já adotaram e também com aqueles que lidam com proteção animal, além dos que trabalham no local escolhido para adoção. Vai ajudar bastante.

Leia mais:  Você não vai acreditar que esses animais transparentes realmente existem

4. Preparativos

A casa deve ser preparada para a chegada do novo amigo. Se já há pets na família, faça uma introdução cuidadosa, com associações positivas e paciência.

Pense nos locais onde ele irá se alimentar, fazer as necessidades e dormir.

A escolha da cama e da localização são um dos primeiros passos antes da adoção
Reprodução Pinterest
A escolha da cama e da localização são um dos primeiros passos antes da adoção


E saiba que, mesmo que tudo tenha sido feito da melhor forma, alguns animais podem demorar mais do que outros para se adaptarem e se sentirem à vontade, mas isso não significa que a adoção não dará certo.

Lembre-se que, assim como nós, cada indivíduo tem o seu tempo de adaptação para situações novas. O importante é ter paciência.

5. Educação

Seja um adulto ou filhote, com raça ou sem raça, cão ou gato, educar o novo animal de estimação vai ajudar muito a permitir que a convivência seja sempre bacana. Reforçar os bons comportamentos com recompensas que o pet adore sempre será a melhor maneira de eles saberem o que esperamos deles.

E depois da adoção realizada, com ele já em casa, curtam muito os bons momentos com o novo pet.

Um abraço,

Alexandre Rossi . 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!