Areia caseira para gatos: saiba e como fazer

Quem tem gatos em casa sabe que as caixas de areia são indispensáveis. Os felinos são muito higiênicos e precisam disso para fazer suas necessidades. Por isso, a areia deve estar sempre limpa e deve ser trocada frequentemente.

Uma dica para economizar

Especialistas recomendam que se tenha ao menos o dobro de caixas em relação aos felinos (1 gato = 2 caixas). Por isso, para alguns tutores o custo das areias para gatos convencionais pode sair muito pesado. Além disso, as areias caseiras são melhores para o meio ambiente, por não conterem elementos químicos, que podem fazer mal para os felinos.

Reprodução Pinterest

Areia comum

Essa é simplesmente a ‘areia de praia’, que pode ser encontrada em lojas de ferragens ou mesmo ser coletada pelo próprio tutor na praia. Uma ótima opção para quem vive em cidades litorâneas e um incentivo para visitar a praia e ainda ajudar na higiene do pet. A areia deve ser peneirada para tirar qualquer impureza e quanto mais fina, melhor.

Areia com bicarbonato de sódio

É a mesma areia de praia. A diferença está na adição do bicarbonato de sódio, o produto ajuda a eliminar os odores quando misturado na areia. Ele pode ser comprado em supermercados ou farmácias. Convém colocar um pouco na base da caixa e depois misturá-lo com a areia.

shutterstock

Areia com cal

A cal tem a mesma função do bicarbonato de sódio, é apenas uma alternativa. É encontrado em lojas de construção e pode ser misturado à areia normal. Entretanto, é melhor adicionar a cal após o gato fazer as necessidades para eliminar o odor. Não é conveniente que o animal pise na areia com cal.

Reprodução Pinterest

Serragem

A serragem também é uma alternativa de produto que pode ser usado como areia caseira. Ela é encontrada em qualquer carpintaria e quanto mais espessa ela for, melhor.

Reprodução/ Pixabay

Areia aglomerante

A areia aglomerante é fabricada usando areia normal e pão ralado. Utilize a proporção aproximada de 2 kg de pão ralado para cada 5 kg de areia. Essa opção é mais agradável ao tato, e consequentemente bom para o animal.

Reprodução/ Pixabay

Areia com materiais reciclados

Uma das opções mais econômicas e ecológicas, pode ser feita com materiais comuns de se ter em casa, sem maiores custos. A única desvantagem é ter que produzir a areia do zero, o que demanda algum tempo. Os materiais utilizados são: jornal, balde, peneira, detergente neutro e bicabornato de sódio.

Hans/Pixabay

Quer saber ver o modo de preparo e outras vantagens da areia para gatos caseira em comparação as areias industrializadas?

Confira em ‘saiba mais’.

Já pensou em ensinar o seu pet a usar o vaso sanitário?

Vai exigir tempo e alguma paciência, mas será uma ótima maneira de poupar trabalho com a caixa de areia do bichano no futuro. Confira algumas dicas em ‘saiba mais’.

O Canal do Pet está no Telegram

Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.