Tudo que você precisa saber antes de adotar um Schnauzer

Confira algumas dicas que vão te ajudar a saber se o Schnauzer é o pet certo para você adotar

A raça Schnauzer é popularmente conhecida por sua pelagem facial que lembra uma barba, além das características sobrancelhas arqueadas que os membros da raça apresentam. Muito protetor daqueles  que ama, o Schnauzer tem suas origens na Alemanha, e é considerado um dos cachorros mais inteligentes do mundo.

+Quer saber quantos anos seu cão tem? Aprenda a calcular a idade canina

Tudo que você precisa saber antes de adotar um Schnauzer
Foto: Reprodução
Tudo que você precisa saber antes de adotar um Schnauzer


O Schnauzer foi usado como cão de guarda durante a Primeira Guerra Mundial, e como apresenta um temperamento muito forte de defensor daqueles que ama, até hoje a raça faz parte da polícia na Alemanha e nos Estados Unidos. Mesmo sendo extremamente possessivos com seus donos, eles também sabem ser amáveis e sociáveis, e se forem acostumados irão se dar bem com crianças e também com outros animais. 

O porte original da raça é o médio, mas ela foi cruzada várias vezes até que densenvolveram-se também os Schnauzer Mini e o Schnauzer Gigante. Qualquer que seja o tamanho do Schnauzer, a sua pelagem requer os mesmo cuidados que a maioria das outras raças de cachorro também requer.



Confira na matéria abaixo tudo o  que você precisa saber antes de resolver adotar um Schnauzer e levá-lo para sua casa:

+Medo de tosa? O que fazer com os cães que apresentam esse comportamento

Personalidade

O Schnauzer apresenta uma personalidade muito territorial, fazendo tudo que pode para proteger aqueles que ele ama. Essa raça é ótima companheira, e pode ser sociável e se dar bem com crianças e com outros animais se for acostumada dessa forma desde filhote.

Os cachorros da raça Schnauzer adoram brincar e são muito enérgicos e ativos, mas é sempre bom ter cautela na hora de brincar, pois ele pode não aceitar qualquer brincadeira com muita facilidade, devido a sua personalidade mais protetora.

Saúde

Os cachorros dessa raça não ficam doentes facilmente, mas as variações de porte da raça possuem predisposições para densenvolver alguns problemas de saúde. A versão mini, por exemplo, tem mais chances de desenvolver problemas de pele e também problemas no trato urinário do que o Standart e o Gigante.

Origem

O Schnauzer tem a sua origem na Alemanha, e  é um cachorro da família dos Terriers, desenvolvido a partir do cruzamento de cães Pinscher. A raça foi reconhecida oficialmente no ano de 1879.

Depois da Segunda Guerra Mundial a versão Standart da raça perdeu um pouco de sua popularidade para a versão Mini, mas o Schnauzer Standart é considerado o mais inteligente entre os Schnauzers.

Alimentação

O Schnauzer não é uma raça que costuma apresentar problemas de obesidade, e a maior parte dos membros da raça de todos os portes mantém a forma durante a vida toda. Rações balanceadas são o indicado, e a quantidade de calorias na dieta deve sempre ser baixa e bem regulada.

Comportamento

A raça Schnauzer tem um bom comportamento e é extremamente inteligente, o que deixa o adestramento fácil. Apesar de ser um cachorro cheio de teimosia, o Schnauzer não tem dificuldades em atender aos pedidos dos donos no geral.

Exercícios físicos

Os cachorros da raça Schnauzer são conhecidos por serem bastante enérgicos e ativos, por isso devem praticar atividades físicas diariamente, podendo assim liberar sua energia. Corridas são as grandes favoritas dessa raça.

O Schnauzer não gosta de ficar confinando em espaços pequenos que não possibilitem que ele se exercite, por isso não é recomendado para a vida em apartamento.

Pelagem

Essa raça apresenta pelagem cerrada de textura áspera. Os Schnauzers possuem no rosto a típica pelagem que lhes confere uma barba, além da sobrancelha arqueada. A pelagem normalmente apresenta-se nas cores preto, cinza, branco e uma mistura das três cores.

Mini






Standart



Gigante