Quer saber quantos anos seu cão tem? Aprenda a calcular a idade canina

Um ano de vida do cão corresponde mesmo a sete dos humanos?

Quem tem pets em casa ou se interessa por animais sempre fica em dúvida com relação a idade canina. Muitos dizem que um ano de vida do cachorro corresponde a setes anos humanos, mas a conta para descobrir a idade certa do seu cãozinho é um pouco mais complicada. Inclusive, o tamanho do cão é uma questão que influiencia bastante na hora de calcular.

+As principais mudanças de um cachorro idoso e os cuidados necessários

Como calcular idade canina
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Como calcular idade canina


O porte do pet é um fator bastante relevante para começar a definir a idade canina . Por exemplo, os cachorros que têm peso de até 10 kg podem ser considerados pequenos e os que pesam entre 11 kg e 20kg são médios. Se o pet tem mais de 21 kg e 40 kg é grande, e os com mais de 41 kg já se encaixam na categoria gigante.

E qual a relação entre porte e fase da vida?

Cães de porte pequeno são considerados filhotes até no máximo entre 9 meses e 1 ano, já cachorros médios são bebês entre 12 e 14 meses e cães gigantes só deixam essa fase a partir de 18 meses.

A fase adulta vai até os 8 anos para os de porte pequeno e médio, enquanto os grandes e gigantes se enquadram nessa descrição só até os 6 anos. A 'terceira idade' chega para os cães pequenos e médios depois dos 9 anos, enquanto os demais já chegam no período idoso aos 7 anos.

+Animais sedentários: como mudar essa rotina?

Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Idade canina: saiba como calcular


Quanto à expectativa de vida dos cães, os pequenos podem chegar até os 20 anos, os médios a 14 anos, os grandes aos 12 anos e até os 10 anos no caso dos gigantes, mas as exceções devem ser consideradas. Além disso, o peso e o tempo de vida que o cão terá depende do tipo de tratamento que recebe em casa e de fatores como alimentação e exercício físico. 

Como comparar minha idade com a do meu pet?

Segundo dados do Kennel Club do Reino Unido e do Veterinary Medical Database dos EUA, existem cáculos específicos que comparam a idade canina com a humana:

A idade dos cães deve ser multiplicada por:

  • 12,5 no caso dos pequenos
  • 10,5 para os médios
  •  9 para grandes
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Aprenda a calcular a idade canina




Com relação às raças, existem contas mais precisas:

  • Raças pequenas: dachshund (miniatura): 4,32, border Terrier: 4,47, lhasa apso: 4,49, shih tzu: 4,78, whippet (médio): 5,30, chihuahua: 4,87, west highland white terrier: 4,96, beagle: 5,20, schnauzer miniatura: 5,46, cocker spaniel: 5,55, cavalier king charles: 5,77, pug: 5,95, bulldog francês: 7,65.
  • Raças médias: spaniel: 5,46, labrador: 5,74, golden retriever: 5,74, staffordshire bull terrier: 5,33, buldogue: 13,42.
  • Raças grandes:pastor alemão: 7,84; boxer: 8,90.

+Medicamentos humanos podem ser dados para cães e gatos?

Esses cálculos só funcionam para cachorros de raça pura, mas os misturados vivem em média 1,22 ano a mais do que os puros, de acordo com Dan O'Neill, da Petts Wood, que estuda a questão da idade canina em sua pesquisa de PhD para o Royal Veterinary College de Londres.