Olá amigos do Canal do Pet! O cachorrinho de vocês fazem xixi e cocô na rua?

+ Como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Muita gente entende que acostumar o cão a fazer xixi e cocô  somente na rua seria a rotina ideal. Ocorre que a realidade não é nem tão simples ou lógica assim. Para os cães, aliviar-se na rua, durante os passeios, é realmente uma delícia! Ali eles sentem os cheiros de outros cães, bem como os sinais deixados por outros animais e ficam estimulados a fazer as necessidades.

Quando o cachorro só faz xixi e cocô na rua o dono tem que sair com ele até na chuva
shutterstock
Quando o cachorro só faz xixi e cocô na rua o dono tem que sair com ele até na chuva

Com o tempo e uma boa frequência de passeios, a tendência é que o cão realmente prefira esperar para fazer as necessidades na rua: esse é um comportamento natural deles.

Mas, por outro lado, não basta um só passeio por dia para que o cachorro possa se aliviar: são necessários de 3 a 4 passeios por dia para que o cão continue saudável! Isso mesmo! Não importa o tamanho do cão, pois aqui não estamos falando de necessidade de atividade física, mas sim de uma necessidade fisiológica!

“Segurar” muito tempo não é bom!

Muitos cães que se acostumam a fazer xixi e cocô somente na rua conseguem segurar por muitas horas a vontade de "usar o banheiro". Isso não é nada saudável: por exemplo, segurar o xixi por muito tempo favorece a formação de cálculo e outras doenças do trato urinário. Alguns chegam, inclusive, a chorar de dor por segurarem durante muito tempo. Qualquer um de nós sabe o desconforto de estar muito apertado.

+ Seu cachorro faz xixi quando alguém faz carinho nele? Entenda o por que

E quando chove...

Além disso, a situação pode ficar realmente complicada quando chove, está muito frio ou quando o tutor acabou atrasando o retorno para casa. Nesses casos, sempre fica a obrigação de levar o cão para fazer xixi e, muitas vezes, o tutor acaba se impacientando e o momento de sair, que deveria ser prazeroso, acaba se tornando um martírio. Sem contar a agonia do cão que fica esperando o momento para poder "ir ao banheiro".

O ideal

Assim, o ideal para manter o bem-estar dos cães é incentivá-los a fazer as suas necessidades tanto em casa quanto na rua. Para tanto, é importante criar a rotina de sempre recompensá-los quando fazem no lugar designado como banheiro dentro de casa (jornal ou tapete higiênico) e os passeios diários nos quais eles também se aliviarão.

Fazendo dessa forma, tanto tutor quanto o cão terão uma rotina tranquila, já que, dentro de casa as necessidades serão feitas no lugar adequado (o que facilita a limpeza) e os passeios, além de todo o prazer proporcionado (física e mentalmente), serão uma oportunidade de fazer xixi e cocô.

Um abraço,

Alexandre Rossi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!