7 sinais do amor canino
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já elaborou um estudo que observou alguns sinais de comportamento nos cães que ajudam a compreender que sim, os cãezinhos são capazes de amar seus tutores e outros animais.
Quem convive com cachorros sabe que os pets têm uma enorme capacidade de demonstrar afeto. Mas até onde eles sentem o “amor”, como é definido pelos seres humanos? Esse já foi tema de estudos em uma universidade brasileira.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) já elaborou um estudo que observou alguns sinais de comportamento nos cães que ajudam a compreender que sim, os cãezinhos são capazes de amar seus tutores e outros animais.
O animal tende a ficar ao lado da pessoa que ele mais gosta, mesmo tendo a possibilidade de ficar em qualquer outro ambiente ou com outras pessoas ou outros animais.
Quando o cão gosta muito de uma pessoa passa o dia todo esperando por ela, geralmente ele já corre até a porta ou quintal da casa ao saber que a hora do tutor chegar se aproxima. Os pets conseguem saber as horas do dia? Entenda no link!
O cão demonstra muita felicidade ao encontrar o tutor, ou alguma pessoa querida da família. Eles ficam eufóricos, pulam e correm com a cauda balançando. Essa reação canina rende muitos vídeos de reencontros emocionantes pela internet.
O cachorro tende a ficar mais animado quando o tutor também está feliz e de bom humor, assim como fica mais quieto e desanimado quando o tutor não está em um bom dia. O animal e o tutor têm um forte vínculo emocional.
O cão nunca deixa que o tutor saia de casa sem se despedir, eles acompanham até a porta e agem como quem se compromete a cuidar de tudo até que o tutor volte.
Quando o pet acredita que você está em uma situação de perigo ele toma a frente e late para as outras pessoas, como uma forma de te proteger de ameaças – ele pode até ser agressivo com quem se aproximar demais.
O cachorro muda de humor, de hábitos e de comportamento ao ficar muito tempo longe de quem ele mais gosta. Ele pode deixar de se alimentar e entrar em depressão. Em casos de morte do tutor, o cão também pode morrer de tristeza algum tempo depois.
Com essas e outras tantas maneiras que os cãezinhos têm de demonstrar que amam, como é que o tutor pode retribuir todo esse carinho que recebe? Veja no link 8 maneiras de dizer 'Eu te amo' para o seu cachorro:
Receba todas as novidades e curiosidades do mundo dos pets diretamente no seu celular.