O cachorro faz xixi quando alguém faz carinho nele?

Entenda o motivo e saiba o que fazer!

É um problema comum

Alguns tutores provavelmente já notaram que seus cães deixam escapar algumas gotinhas de xixi em determinadas situações de excitação, principalmente com filhotes. Pode ser por alegria, mas também por medo ou insegurança.

Xixi por empolgação

Este comportamento é bastante comum em filhotes e geralmente ocorre quando os tutores se aproximam. O cão fica agitado, eufórico e chegam a ofegar de tanta ansiedade pelo momento de interação, e aí escapam algumas gotinhas.

Xixi por medo

O comportamento geralmente acontece quando o cão está em uma situação que pode parecer assustadora para ele, como quando uma pessoa estranha se aproxima rapidamente. Alguns cães podem se sentir inseguros e demonstrar sinais de submissão, como o de fazer xixi, acompanhado de uma postura de curvar, aproximando a cabeça do chão.

O que fazer com o xixi por medo

Nesse caso, vale a pena pedir que a visita espere que o cão se aproxime no próprio ritmo, evitando olhar fixamente para o pet ou pegá-lo no colo.

Ganhar confiança

É importante treinar o cão para que ganhe mais confiança diante da aproximação de pessoas, fazendo com que passe a associar essa aproximação a algo positivo para ele. Em um momento como esse, a sociabilização é muito importante.

Faça a sua parte

A melhor forma de fazer isso é pedir para que as pessoas se sentem no chão, sem olhá-lo nos olhos, e oferecer para ele algo gostoso para comer, falando em voz calma. Com paciência, o cão irá se aproximar, o fazendo cada vez mais rápido com o tempo (e com os treinos).

Tenha jeito

É importante que as visitas não se aproximem de forma amedrontadora, ou falando muito alto perto do animal. O cachorro precisa associar que as pessoas são representam perigo.

O que fazer com o xixi por excitação

Nesse caso a aproximação também deve ser tranquila, mas o objetivo agora é deixar o animal calmo. Se ele souber comandos básicos, é recomendado pedir para que se sente, e depois recompensá-lo com carinho ou petiscos, sempre falando em voz baixa.

Seja consistente nas atitudes

Enquanto o cachorro entender que a chegada dos tutores, ou mesmo das visitas, é um momento de euforia, o comportamento tende a piorar.

Mantenha a calma

Nos dois casos, o tutor jamais deve ficar bravo com o filhote quando ele não se aguentar e fizer xixi, pois uma bronca poderá apenas aumentar o medo ou a ansiedade do cão. Geralmente esse comportamento desaparece com a maturidade, mas é bom ficar atento caso se prolongue, para ajudar o pet. Mas vale ressaltar: brigar com o animal nunca será a solução!

O Canal do Pet está no Telegram!

Acompanhe todas as novidades e relembre curiosidades interessantes do mundo dos pets diretamente no seu celular!

Yuliya Strizhkina/Pexels