Como ajudar um cachorro com medo de escadas

Os cachorros são animais sensíveis e podem sentir medos bem específicos, até mesmo de objetos e estruturas que, para nós, são bem comuns. As escadas, por exemplo, podem ser aterrorizantes para eles, principalmente quando são filhotes.

Você pega seu pet no colo toda vez?

É comum que alguns tutores peguem seus filhotes no colo em situações como essas, mas isso não é prático ou positivo. Assim, toda vez que precisarem subir ou descer uma escada, eles sentirão medo. Muitos cães superam esse medo por conta própria, com o tempo, mas outros precisam de ajuda.

Mike Cox/Unsplash

Por que eles sentem medo?

Existem diversos motivos que podem levar um cão a sentir medo de escadas, mesmo aqueles que já são adultos. Entre os principais estão: não ter se familiarizado com escadas em seu período de socialização (filhote); um trauma associado a escadas; ele pode já ter sofrido uma queda e se ferido; um treinamento errado; medo de altura; medo de tropeçar ou correr pelas escadas; ou problemas de saúde.

Rodrigo Barona/Unsplash

Como resolver?

Primeiramente é preciso entender que, como qualquer outro treinamento que venha a se fazer, é preciso ter paciência. Você deve ir aos poucos, sem forçá-lo a subir ou descer, pois isso pode piorar o medo e até fazer com que ele se machuque.

Escadas com vão aberto

Se você tem escadas em casa com espaços entre os degraus ou entre as barras do corrimão, é indicado que se cubra com alguma malha para reduzir o risco de queda. Não apenas o pet, mas você também se sentirá mais seguro.

Zen Chung/Pexels

Boa associação

Para que o pet deixe de associar as escadas a algo negativo (seja em casa, ou na rua) use sempre o reforço positivo, o encorajando e lhe fazendo carinho quando ele subir ou descer os degraus com ele, para que ele veja que nada acontecerá se o fizer sozinho. Também é aconselhável brincar com ele perto das escadas.

Sam Lion/Pexels

Adquirindo confiança

Quando perceber que ele está se sentindo mais confiante perto das escadas, é hora de tentar enfrentar o medo. É mais comum que os cães sintam mais medo de descer do que de subir, então comece de baixo, para que ele seja encorajado a subir.

Use recompensas a seu favor

Coloque brinquedos que ele goste para que ele dê o primeiro passo. Então ligue a outra recompensa (fazendo um caminho até os degraus), para que ele vá se aproximando. Quando ele conseguir, dê a recompensa do primeiro passo, para que ele se sinta recompensado pelo feito. Repita diariamente.

Erik Mclean/Pexels

Tenha calma

Lembre-se de não ter pressa, você deve incentivá-lo aos poucos com reforço positivo (pode ser com carinho, palavras de incentivo, brinquedos, entre outros). Se notar que está difícil para o cão, volte uma etapa, ou deixe o treinamento para outro momento.

Um problema de cada vez

Quando o cachorro já estiver subindo vários degraus com esse treinamento, vá para o ponto mais alto da escada com um bom prêmio e o chame, para que ele vá até você. Uma vez que ele tenha subido toda a escada, repita o processo para ensiná-lo a descer. Pode começar de um ponto mais próximo ao chão, para que ele não sinta que pode cair.

Ajuda profissional é sempre bem-vinda

Se o seu cachorro tem algum medo e você não consegue resolvê-lo sozinho, talvez seja uma boa ideia pedir a ajuda de um adestrador comportamentalista profissional. Quer saber quais são algumas das fobias mais comuns entre os cães? Confira em ‘saiba mais’

Vem pro Telegram!

O Canal do Pet está no Telegram e tem novidades quentinhas o tempo todo. É só entrar no nosso grupo pelo link que está aqui embaixo: