Como ensinar o gato a sentar sobre as patas traseiras

Ensinar o gato a sentar é um dos truques mais simples que se pode ensinar ao bichano, seja de maneira comum ou apenas sobre as duas patas traseiras. Lembrando que é preciso sempre respeitar o tempo do pet.

Sentado sobre duas patas

É quando vemos os gatos sentados de forma que as patas dianteiras não ficam encostadas no chão. Para isso é preciso escolher comandos vocais básicos, como “para cima” ou “cima”, e oferecer recompensas que ele goste, como petiscos.

Unsplash/Jae Park

Escolha o melhor momento

Sempre espere o gato estar em um momento ativo do dia para começar um treinamento. Nunca o acorde para fazer adestramentos. Também é importante escolher um ambiente tranquilo e sem distrações. Nunca ultrapasse 10 minutos de treino para não cansar ou estressar o gato.

Reforço positivo

Além das recompensas, também pode ser usado o clicker, equipamento comum em treinamento de cães que produz um som de “clique” para que o animal saiba quando deve ou não pegar a recompensa.

Comece o treinamento

Com o gato acordado e ativo, chame a atenção dele e vá até um ambiente em que o pet esteja acostumado e que esteja tranquilo.

Mostre a recompensa

Levante a recompensa – pode ser um petisco ou algo que ele goste muito – acima da cabeça do gato, mas cuidado para que ele não consiga alcançar com a boca ou com as patas.

/Arina Krasnikova/Pexels

Dê um comando

Diga uma palavra chave que servirá unicamente para esse treinamento. “Senta” pode ser útil para o treino de sentar comum. Então use algo como “para cima” ou “alto”. Caso ele tente pegar a recompensa, basta dizer “não", sem gritar.

Dê tempo ao gato

Pouco a pouco ele se adaptará a essa posição corporal, controle a distância da recompensa para que não fique tão perto e nem pareça totalmente fora de alcance.

Retribua o esforço

Quando o bichano ficar parado sobre as duas patas, não importa quanto tempo, dê a recompensa. Aos poucos ele ficará melhor no truque. Não será de uma hora para a outra!

Sempre respeite o limite do animal

Lembre-se de que cada gato é único e que cada um leva um tempo diferente para aprender. Se o gato se cansar ou não estiver interessado, deixe para outro dia. Tenha paciência e faça com que a brincadeira seja divertida para ambas as partes!

Quer ensinar outros truques?

Confira algumas dicas para treinar o seu gato no link abaixo!

Yana Moroz/Pexels

Adestrar os felinos também é importante para o dia a dia do pet!

Veja mais no link abaixo!

O Canal do Pet está no Telegram!

Receba todas as novidades e curiosidades divertidas sobre o mundo dos pets diretamente no seu celular!