Dicas para treinar o seu gato

Embora seja muito mais comum em cães, o adestramento felino também é possível. Ensinar comandos básicos ao bichano pode ajudar muito na convivência com o tutor.

Por que treinar um gato?

Seja por ser um bichano destruidor de móveis, ou para torna-lo mais sociável e “educado”, adestrar um gato traz uma série de benefícios, tanto para o tutor quanto para o próprio animal.

Convença o gato

O pet pode responder a todos os comandos, mas com algumas condições – assim como os cachorro -, como ganhar recompensas. Dê petiscos e faça que o treinamento seja como uma brincadeira. Trate o gato com muito carinho e paciência.

Evgeniya Litovchenko/Unsplash

Ensine pouco a pouco

Não exija muito do animal. Repita várias vezes os mesmos comandos e sempre que ele acertar, mostre que está feliz e diga o nome dele. Assim, sempre que for chamado, ele saberá que é por algo positivo.

“Não”

Para o caso contrário, diga apenas “não”. Isso vai soar como uma reprovação e o gato perceberá ao longo do tempo. Repita o nome dele depois de uma atividade concluída com sucesso. Também ofereça os petiscos.

Pexels/Pixabay

Gato subindo nos móveis

Sempre que o pet subir na TV ou arranhar o móvel, reforce o quão negativa é a ação dele e não espere passar muito tempo para repreendê-lo – do contrário, será ineficaz.

Controle o espaço

O espaço disponível é outra chave para o adestramento. Procure restringir a área livre para o gato se movimentar. Coloque alguns obstáculos em volta do local onde ele está e chame o pet falando "venha".

Associação positiva e negativa

Chamar o pet o fará associar o chamado a um acontecimento bom. Se ele tomar uma bronca vai entender que não deve voltar ao ambiente (atitude que deve ser tomada sempre que ele estiver arranhando as coisas e subindo onde não deve).

O que não fazer

A ideia é motivá-lo e evitar ao máximo dar broncas o tempo todo ou ser rígido demais com o animal. A punição leva o felino a ficar agressivo e dificulta o aprendizado, conforme ele se torna mais resistente.

Escolha o momento ideal

Não adianta escolher um momento de distração do pet. Se ele estiver de olho em alguma presa ou entretido com o brinquedo, provavelmente vai se irritar ao ser tirado desse ambiente.

Comece o mais cedo possível

Esse treinamento deve ser realizado desde filhote e de preferência ainda antes dos dois anos de idade. O perfil dos gatos é bem diferente dos cães, embora seja possível ensiná-los a qualquer idade, iniciar cedo é sempre a melhor opção.