
O pitbull ainda carrega a fama de vilão: ''agressivo'', ''imprevisível'' e ''perigoso'' são alguns dos termos atribuídos aos cachorros da raça. A repetição dessa imagem criou um medo coletivo, que nem sempre reflete a realidade de muitos pits, principalmente os criados com carinho e responsabilidade.
É o caso de Zara - ou Zarinha, para os milhares de seguidores que a acompanham nas redes sociais. Tranquila e carinhosa, a pitbull mostra que nem toda a raça segue esse estereótipo de agressividade, provando que amor e educação fazem toda a diferença.
Com olhar doce, comportamento tranquilo e uma rotina cheia de carinho, Zara posa para a câmera com naturalidade. Por trás das fotos e vídeos que mostram sua doçura, há um propósito: combater o preconceito contra cachorros da raça, algo que sua tutora, Gledi Lopes, conhece bem.
Tudo começou quando uma amiga mostrou uma foto de Zara. A curiosidade virou encontro e, logo depois, adoção. ''F omos conhecer pessoalmente, nos apaixonamos e ficamos com ela'', relata ao Canal do Pet.

Gledi já sonhava há anos em ter um cão de porte médio.
“Já tive contato com alguns pitbulls extremamente carinhosos e companheiros.”
Apesar da fama de "raça brava", Zara mostrou desde cedo um comportamento equilibrado e adaptável. Ela sempre foi tranquila desde filhote, fazia suas pequenas travessuras, mas nada de exagerado.
Ainda assim, a tutora percebe diariamente que a imagem equivocada sobre pitbulls continua presente.
“O preconceito infelizmente é muito grande, percebo muito isso já no momento que comento com alguém que tenho uma pitbull, na rua as pessoas olham feio, nos lugares a maioria não aceita a raça, costumo dizer que o dia a dia de quem tem essa raça não é fácil.”
Combatendo estereótipos
Foi justamente diante desse cenário que Gledi decidiu transformar o cotidiano de Zara em conteúdo. A ideia era mostrar a vida de um pitbull criado com amor.
“A ideia de criar o perfil da Zara foi apenas para mostrar o dia a dia dela e mostrar para as pessoas que o cão, seja ele a raça que for, pode sim ser dócil e amável, e Zara é a prova disso.”

E, segundo ela, a internet tem sido uma aliada poderosa na mudança de percepção.
“As redes sociais ajudam muito no combate ao preconceito, pois podemos mostrar ali a realidade de um cão que, criado com amor, só irá dar amor. E o alcance das redes sociais é muito grande e isso é muito bom.”
Os vídeos e ensaios fotográficos que encantam os seguidores são simples, mas cheios de verdade. “Os vídeos dela são feitos todos por mim, vídeos simples, mas que mostram a realidade dela e do seu dia, ela adora fotografar e fazer vídeos, por isso são bem fáceis de fazer. O vídeo e as fotos do ensaio mesmo não duraram mais que 30 minutos.”
Modelar também não é um problema para Zara . “Ela é acostumada desde pequena a tirar fotos e fazer vídeos, ela fica quietinha e aceita qualquer tipo de acessório, inclusive sabe que precisa olhar para a câmera'', relata Gledi Lopes ao Canal do Pet.
Rotina
Fora das câmeras, a pitbull leva uma vida tranquila e cheia de mimos. “A rotina dela é bem tranquila, todos os dias tem o horário do passeio e ela adora brincar com seus brinquedos, mas o que ela mais gosta é estar ao nosso lado fazendo companhia.”
O bem-estar sempre foi prioridade na casa. Zara recebe todos os cuidados possíveis, come ração especial e gosta de ficar no ar-condicionado.
A tutora também faz questão de compartilhar orientações para quem está começando a conviver com pitbulls.

“A minha dica é dar uma ótima educação, dar limites ao cão desde cedo, ele precisa saber o que é certo e o que você não gosta que ele faça, socializar com outros animais e, claro, dar muito amor e carinho porque eles amam.”
Segundo Gledi, tudo se resume à responsabilidade e não aos estereótipos. “Seja responsável pelo seu pet pois a personalidade dele dependerá muito do jeito que ele foi criado e o cão nunca pode pagar pela irresponsabilidade de seu dono'', conclui.