
Visto em aparições pontuais na novela "Dona de Mim", Tony Ramos surpreendeu os espectadores neste sábado (15), quando detalhou a relação com Zeca, cachorro adotado por ele e pela esposa, Lidiane.
O pet é surdo e simbolizou um desafio para o casal, principalmente no período inicial, no qual eles não sabiam como se comunicar com o animal. Segundo Tony, aos poucos, eles foram desenvolvendo uma forma gestual para conseguir se comunicar.
Durante participação no "É De Casa", na Globo, ele explicou que não queria mais ter cães depois de perder a labradora Mel, ainda na pandemia de Covid-19. Contudo, a enfermeira que cuida da sogra dele ofertou o filhote para adoção.
Inicialmente, ele se mostrou contrário à ideia de ter outro cachorro, mas foi convencido pela esposa. "Eu olhei para a Lidiane e falei: 'não, não, não… Esquece'. Mas não era um 'não' forte, era um 'vamos pensar melhor'.", lembrou.
O casal notou que Zeca não reagia quando era chamado. Preocupados com a situação, eles decidiram levar o pet ao veterinário. Após vários exames, foi constatado que o cão era surdo de nascença.
"A Lidiane começou a buscar informações de comunicação com o cão. Não é só fazer isso ou aquilo, ela foi conversando, ela tem esse dom mesmo", disse Tony.
Linguagem gestual
O ator ainda contou que tem usado gestos para conseguir "conversar" com o amigo de quatro patas. Para ele, Zeca parece entender o que os tutores tentam dizer.
"Eu falo com ele, faço assim [Tony faz um gesto com as mãos], ele se anima", pontuou. "Eu fico olhando aquilo… É um papo gostoso", celebrou o veterano, que deve retornar ao horário nobre da Rede Globo em "Quem Ama, Cuida", narrativa de Walcyr Carrasco, prevista para substituir "Três Graças" em maio de 2026.