Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o carinho entre um gato e um coelho. As imagens mostram o felino se derretendo pelo novo amigo. Em um determinado momento, ele aparece lambendo o mamífero.
O registro foi compartilhado pelo perfil cat lovers club e ganhou uma enxurrada de mensagens carinhosas. "Que lindos. Uns amores 🥰🥰😺🐰", disse um deles. "Que lindezaaaaas🥰🥰🥰🥰", postou uma outra. "Quanto amor❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️", observou uma outra.
É muito comum ouvir alguém dizendo sobre o quanto os gatos são animais independentes e que não precisam de tantos cuidados, em comparação aos cães. Isso é propagado até mesmo por muitos tutores de felinos que, de certo modo, optaram por tê-los como pet acreditando nessa suposta independência. Na verdade, não é bem assim que funciona!
A bióloga e especialista em comportamento felino, Juliana Damasceno esclareceu esse antigo mito sobre os gatos domésticos. Segundo ela, esse é um dos maiores mitos em relação aos gatos domésticos e um dos responsáveis pelo crescimento dos felinos como animais de companhia.
“Na verdade, o gato não é um animal independente, ele só tem padrões de comportamento diferentes de um cão que exige atividades físicas, como passear, correr, pular. Cães ainda têm um vínculo com o tutor diferente dos gatos, porque são animais sociais.”