Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um momento carinhoso entre uma capivara e um gato. As imagens registraram a amizade dos dois e conquistou os seguidores. Nelas, o felino aparece lambendo o animal, que se mostra confortável com a situação.
O registro encheu a web de fofura. "Que fofo, meu Deus", escreveu uma seguidora do perfil capyneko.cafe. "Era o que eu precisava assistir para ficar feliz", celebrou um outro. "Que animais lindinhos", postou uma terceira.
As capivaras são dóceis?
Esses roedores gigantes têm virado sensação em redes sociais, especialmente em vídeos em que aparecem ao lado de humanos ou na companhia de felinos. No entanto, especialistas alertam: apesar da aparência dócil, capivaras não são animais de estimação e o contato direto pode gerar riscos.
“Capivaras naturalmente são roedores pacíficos em relação a humanos nos diferentes ambientes que ocorrem desde que respeitado os limites”, explicou. “Em áreas alteradas por humanos, como os ambientes urbanos, elas tendem a ser mais tolerantes com a presença de pessoas, isto não significa serem dóceis”, explicou o professor Vlamir José Rocha do Laboratório de Fauna da Universidade Federal de São Carlos ao Canal do Pet .