Elefantes formam
San Diego Zoo Safari Park/Reprodução
Elefantes formam "círculo de proteção" no San Diego Zoo Safari Park, nos EUA.


Um  terremoto de 5,2 graus de magnitude que atingiu o sul da Califórnia na manhã desta segunda-feira (14) fez um grupo de elefantes do San Diego Zoo Safari Park formar um " círculo de alerta " para proteger os mais jovens.

O comportamento dos animais foi registrado em vídeo no recinto do parque. Os elefantes na filmagem são os adultos Ndlula, Umngani, Khosi e os filhotes Zuli e Mkhaya. Veja:



As imagens mostram os elefantes africanos inicialmente dispersos. Quando o chão começa a tremer, os adultos correm para cercar os dois filhotes, mantendo-os no centro do grupo.

Com as orelhas abertas e atentos ao entorno, permaneceram unidos por minutos, mesmo após o tremor cessar.

Mindy Albright, curadora de mamíferos do zoológico, explicou: "Eles ficam parados enquanto avaliam de onde vem o perigo", relata à ABC News.


Comportamento no vídeo

Enquanto Zuli, a filhote fêmea, buscou refúgio entre as adultas, Mkhaya, único macho do grupo, tentou permanecer na borda do círculo.

Khosi, uma elefanta adolescente que ajuda a criá-lo, tocou-o repetidamente com a tromba, como se dissesse: "Fique aqui, está tudo bem", segundo Albright.

A curadora destacou que o instinto de proteger os filhotes é semelhante ao de pais humanos: "É incrível ver algo que todos deveríamos fazer".

Cerca de uma hora depois, um tremor secundário fez o grupo se reunir novamente, mas logo se dispersaram ao perceberem que não havia risco.

Em comunicado, o San Diego Zoo Wildlife Alliance afirmou: "Após o susto da manhã, os elefantes retomaram sua rotina normal e estão seguros".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!