
O programa Avião Solidário da LATAM realizou, na última segunda-feira (31), o transporte gratuito de oito araras-vermelhas de São Paulo para Foz do Iguaçu. As aves, vítimas do tráfico de animais silvestres, foram encaminhadas ao Parque das Aves, onde receberão cuidados e contribuirão para a conservação da espécie. O deslocamento, que levaria 14 horas por via terrestre, foi reduzido para 1h30 com o voo.
As araras haviam sido apreendidas em Guararema, interior de São Paulo, em outubro de 2024, após uma denúncia. Desde então, estavam sob cuidados do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres de São Paulo (CETRAS-SP). A transferência para Foz do Iguaçu reforça os esforços de preservação, já que a espécie foi reclassificada como "em perigo de extinção" na Lista Vermelha do Paraná.
O transporte foi realizado pela LATAM Cargo, para garantir a segurança e conforto às aves durante a viagem. O Parque das Aves, referência em conservação, será responsável pelo acolhimento e adaptação dos animais ao novo ambiente.
O Parque das Aves receberá os animais com estrutura especializada para reabilitação. A expectativa é que, após avaliação veterinária, algumas araras possam ser preparadas para retorno ao habitat natural.