Um dos deveres dos tutores é manter a qualidade de vida e o conforto para os seus pets. Para isso, compramos camas confortáveis, coleiras bonitas que sejam leves, casas quentinhas, roupas para o frio ou apenas para deixá-los 'mimados'. Mas, e se esse mercado de produtos para os pets fosse elevado à enésima potência, com itens que podem chegar ao valor de um carro popular?
Segundo a mestre em gestão de marcas de luxo Tamara Lorenzoni, esse mercado multibilonário já existe e tem atraído clientes de alto padrão que são consumidores dessas marcas, mas agora possuem produtos para os seus pets. Imagina comprar uma cama da Versace para o seu cão no valor de R$ 11 mil. Pois bem, isso é uma realidade!
De acordo com os dados da Fashion United , o mercado de luxo para pets movimenta em nível mundial cerca de US$ 261 bilhões, com a previsão de alcançar US$ 270 bilhões até 2025. Tamara afirma que cada vez mais os tutores estão dispostos a investir muito dinheiro em peças exclusivas para os seus pets, o que demonstra ser um mercado lucrativo.
Nesse levantamento, o Brasil surge como o terceiro país no mundo que possui o maior mercado pet, chegando a faturar mais de R$ 60 bilhões.
Para Tamara, a crescente desse mercado se deve a três fatores:
Mudança no comportamento dos tutores: Agora há uma humanização maior dos animais, que são postos como membros da família, o que acarreta na maior procura de produtos sofisticados e com boa qualidade;
Expansão do novo nicho: Há uma maior adesão das marcas de luxo de abocanhar uma parcela desse mercado, com produtos exclusivos e de alta qualidade;
Preocupação com a sustentabilidade: Uma procura dos tutores por produtos que combinem luxo, sustentabilidade e cuidado com os pets, que gera uma busca por marcas que representem os valores impostos pelos tutores.
Veja seis marcas de luxo para os pets
Seguindo uma linha semelhante com a da Gucci, a Louis Vuitton abriu o leque de produtos para abarcar os pets, com itens como bolsas de transporte monogramadas, casinhas, comedouros e cobertores. Para Tamara, o trabalho feito pela empresa é uma maneira de firmar a relação entre os consumidores e seus pets, combinando estilo e funcionalidade. “A marca entende que, para muitos, os pets são uma extensão do estilo de vida pessoal, e seus produtos, que podem custar milhares de dólares, reforçam sua posição no mercado de luxo.” Reprodução
A Tiffany & Co. entrou no mercado pet de maneira mais amena, mas sem deixar de lado a qualidade e a cor que é queridinha do mercado de luxo. Para atender a essa demanda, a marca lançou coleiras de couro premium no famoso azul Tiffany, seguindo os mesmos cuidados que são dados às peças para humanos em sua loja. Segundo Tamara, a ideia é proporcionar uma experiência de luxo completa, estendendo-se aos animais de estimação. Reprodução
Dentre as marcas que apostaram no mercado de luxo para pets, uma que se destaca é a Gucci. Segundo Tamara, o período da pandemia foi um dos fatores que fez com que o mercado de luxo para pets crescesse, uma vez que os pets assumiram um papel ainda mais importante nas famílias, fazendo com que o requinte nos objetos dos pequenos fossem mais apostados. A coleção da Gucci inclui coleiras de couro, camas luxuosas e tigelas exclusivas, todas com o monograma da marca. Reprodução
O trabalho feito pela Prada se encontra em um lugar que vai além de lançar os produtos destinados aos pets. A marca estudou uma maneira de integrar o conceito de sustentabilidade em seus produtos. Dentre os acessórios disponibilizados aos pequenos, o destaque é a bolsa de transporte, feita com Re-Nylon, um tecido regenerado a partir de resíduos plásticos reciclados. Tamara explica que o produto reflete o compromisso da marca perante a moda sustentável, mas mantendo os detalhes icônicos da marca, como os detalhes em couro Saffiano, por exemplo. Reprodução
Indo por um caminho diferente, a Dolce & Gabbana apostou na produção de fragrâncias para cães. A marca estreou com o lançamento de “Fete”, uma névoa de perfume que teria sido inspirada no amor de Domenico Dolce por seu fiel companheiro, Fefe. A fragrância foi criticada por alguns, mas visa proporcionar uma rotina de beleza divertida e sofisticada, entregando a mesma elegância que os tutores possuem. Além disso, a marca também conta com uma vibrante linha de acessórios. Reprodução
Aos que preferem a Versace, a marca optou por investir em camas luxuosas e roupas decoradas com o icônico padrão Barroco. O símbolo seria uma maneira de unir o conforto e o estilo. Os produtos são confeccionados com materiais premium e prometem garantir o máximo de conforto, mas sem comprometer a estética. A Versace ainda apostou na confecção de coleiras e guias adornadas com o logo Medusa e detalhes em ouro. Reprodução