Se você pudesse escolher um animal para nomear a espécie com o seu nome, qual seria? Bem, o ator Leonardo DiCaprio
não precisa mais pensar nisso! Um grupo de pesquisadores homenageou o artista e colocou o nome dele em uma nova espécie de cobra
, descoberta pela primeira vez no Himalaia Ocidental.
Segundo as informações do Miami Herald , a primeira vez que o animal foi avistado foi no verão de 2020. O estudo sobre a nova espécie segue "em andamento", mas parte dele foi publicado na última segunda-feira (21), na nature.com .
Na época, o animal foi encontrado se aquecendo nas estradas de montanhas lamacentas. Ele "permaneceu imóvel até ser capturada e não fez nenhuma tentativa de morder".
Os pesquisadores capturaram algumas cobras cor de cobre, que possuíam dezenas de dentes. Eles analisaram o DNA e descobriram que elas tinham traços familiares com outras espécies, mas que se tratava de uma inteiramente nova. Então, na hora de nomeá-la, foi dado o nome Anguiculus dicaprioi , ou cobra do Himalaia de DiCaprio.
A nova espécie é considera de pequeno porte, atingindo cerca de 22 polegadas. A cabeça do animal é curta, mas com grandes narinas, muitos dentes e um "focinho abobadado e íngreme". Outro ponto que facilita sua identificação é uma faixa cinza "fraca", que fica como uma espécie de "coleira" em volta do pescoço.
A homenagem ao artista de 49 anos se dá porque o "ator, produtor de cinema e ambientalista americano [é alguém] que tem se envolvido ativamente na conscientização sobre as mudanças climáticas globais (e) o aumento da perda de biodiversidade".
O estudo é realizado pelos pesquisadores Zeeshan Mirza, Virender Bhardwaj, Saunak Pal, HT Lalremsanga, Gernot Vogel, Patrick Campbell e Harshil Patel. Segundo eles, o animal consegue sobreviver a altitudes de aproximadamente 1.880 metros.