Barbeiro e surfista, Diego Araújo, de 37 anos, decidiu treinar para o World Dog Surfing Championship, uma competição de surfe com cachorros que acontece todos os anos, desde 2006, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Tudo começou quando, em 2022, o cachorro dele, um buldogue inglês chamado Gordo, foi diagnosticado com uma doença rara e teria cerca de um ano de vida. Então o tutor decidiu proporcionar ao companheiro uma vida plena e completa.
Diego vendeu seu espaço físico em Santa Catarina e investiu o dinheiro em uma van, que lhe serviria como residencia e local de trabalho, podendo assim viajar pelo litoral, até chegar ao seu destino, a Califórnia. O sonho, no entanto, foi interrompido em novembro de 2023, quando Gordo morreu, vítima de uma doença renal crônica.
Em dezembro de 2023 o surfista conheceu seu novo companheiro de aventuras, o border collie chamado Toddy, então com três meses. Agora Diego se dedica aos treinamentos para que, em cerca de dois anos, possam finalmente competir - também como uma forma de homenagear Gordo.