Luna, uma cadela de 7 anos foi reconhecida publicamente na cidade de Nova York por seu exímio trabalho como uma caçadora de ratos experiente. Em pouco mais de um ano, ela já capturou e matou mais de 200 roedores, de acordo com seu tutor, o ex-oficial do exército, Zachary Henson, de 39 anos.
O sucesso de Luna foi tanto que em maio ela recebeu um prêmio honorário pelas mãos do vereador novaiorquino Chi Ossé. Isso ocorreu depois que Stephanie Henson, esposa de Zachary, informou à Polícia sobre as boas ações de sua cachorra de estimação.
O problema da cidade de Nova York com infestações de ratos é conhecido, então moradores e donos de lojas do bairro de Crown Heights, onde Luna vive com sua família e sai para passear todas as noites, ficaram bastante agradecidos. As informações são do The New York Post.
Zachary, que atualmente trabalha como engenheiro de segurança cibernética, disse que a cachorrinha é “como o Exterminador”, em referência ao personagem de Arnold Schwarzenegger no filme Exterminador do Futuro, de 1984.
“Ela simplesmente vai atrás deles obstinadamente”, continuou o tutor orgulhoso. Ele descobriu o talento de Luna para a caça de roedores quando estava em uma lavanderia em Prospect Heights, em Nova York.
O tutor admite que, a princípio, se sentiu “enojado” ao ver Luna matando um rato, mas logo viu por um ponto de vista diferente. “Dentro de uma ou duas horas, eu pensei: ‘Minha cachorra matou um rato. Isso é incrível!”
“Ela é muito inteligente e temos um pouco de estratégia. Se houver uma fileira de latas de lixo, ela vai para uma ponta, então eu chuto a outra ponta e os ratos correm [em direção a ela]”, disse ele.
No entanto, o tutor afirma que é preciso ter cuidado para que Luna não capture esquilos inocentes em suas caçadas noturnas. Quanto aos cadáveres de ratos, ele os pega com um saco plástico para cocô de cachorro e os joga no lixo.
A saúde de Luna
Quando descobriu a aptidão de sua cachorra pela caça de ratos, Zachary Henson se preocupou com a possibilidade de Luna contrair doenças, ele fez algumas pesquisas e concluiu que ela está segura.
Luna mata os roedores sacudindo seus corpos violentamente, para não romper a pele, e está vacinada contra a leptospirose, uma doença que costuma ser transmitida pela urina de ratos infectados. Além disso, os tutores cuidam de sua higiene bucal diariamente.
Zachary e Stephanie adotaram Luna em 2018, em um abrigo da ONG In Our Hand's Rescue, no Brooklyn. Quando resgatada, na Flórida, Luna estava desnutrida e apavorada, devido aos traumas que havia passado em sua curta vida canina.
A família fez um teste de DNA que revelou que ela era 50% Schnauzer e 25% Buldogue Americano. E ela não nega seus ancestrais, já que os Schnauzers pertencem ao grupo dos terrier, cães conhecidos por suas habilidades na captura de ratos.
Apesar de seus instintos assassinos, os tutores afirmam que Luna é uma companheira fofinha em casa, que adora sentar no sofá e pede sempre por carinho. “Ela é uma cadela muito, muito doce”, completou o tutor.