Agentes da Polícia de Nova York atenderam a um chamado de emergência em Manhattan, depois que uma mulher confessou ter jogado o cachorro de estimação ferido em um buraco no Highbridge Park, na Edgecombe Avenue e West 165th Street, em Washington Heights, no dia 16 de maio.
Identificada como Cleopatra Morgan, de 26 anos, a então responsável pelo cachorro, ligou para a polícia por volta das 13h30 (horário local), confessando o crime. O cãozinho da raça Poodle chamado Rocket, de apenas 1 ano, foi encontrado com ferimentos graves, de acordo com informações do Departamento de Polícia de e da ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, em português).
A oficial Kelsey Garcia não conseguiu conter as lágrimas ao pegar o cachorrinho ensanguentado em seus braços, ela tinha poucas esperanças quando outro agente da polícia a perguntou se ela achava que o animal resistiria. Além da oficial Garcia, estavam o tenente Vincent Caprino e o oficial Joseph Oshea.
Pelas imagens das câmeras corporais dos policiais, é possível ver o momento em que Kelsey, chorando, responde ao parceiro: “Não! Ele precisa ir ao médico. Ele está respirando, mas está sufocando.”
Rocket estava “gravemente ferido” e sobreviveu graças aos esforços da polícia. Cleopatra Morgan alegou que teve um “estalo” de insensatez quando machucou seu animal indefeso. Após o resgate, os policiais correram para uma viatura e o levaram o mais rápido possível para um hospital veterinário.
“Ela o jogou”, disse a policial no carro enquanto ligavam para o ASPCA Animal Hospital. “Ele está em choque. Ele está sangrando pela boca. Ele está respirando. É superficial, mas ele está respirando. Ele não está respondendo”, informam os agentes na gravação.
Quando chegou ao hospital, Rocket estava em estado crítico e apresentava sinais de lesão cerebral traumática, com pressão arterial e frequência cardíaca instáveis, de acordo com informações da ASPCA.
“Meu primeiro pensamento foi que esse garotinho não iria sobreviver – não tem como. Ele estava sangrando pelo nariz e pela boca, quase inconsciente e com dificuldade para respirar”, disse a Kelsey Garcia em entrevista ao WABC, na quarta-feira (22).
O cachorro foi tratado com fluidos intravenosos e analgésicos, porém, devido à gravidade dos ferimentos, Rocket havia perdido muito sangue e precisou ser transferido para o Animal Medical Center, onde recebeu uma transfusão de sangue de emergência. Em seguida, o animal foi levado de volta ao hospital da ASPCA para uma cirurgia no fêmur.
Em comunicado, a ASPCA classificou os ferimentos de Rocket como “muito graves” e informou que ele continuará sob os cuidados de sua equipe veterinária, que fará todo o possível para que ele se recupere totalmente.
“É graças à ação rápida dos policiais da NYPD (New York Police Department) que vieram em seu socorro e ao atendimento especializado que ele vem recebendo no ASPCA Animal Hospital e no Animal Medical Center, que Rocket continua conosco hoje”, diz o comunicado.
Já a antiga tutora do animal foi presa sob as acusações de crueldade, maus-tratos contra animais, posse criminosa de arma e roubo de identidade. No entanto, ela foi liberada após o pagamento de fiança. Cleopatra Morgan deve comparecer ao tribunal no dia 26 de junho, segundo os registros da polícia.