Cientistas descobrem ligação misteriosa entre gatos e esquizofrenia
Freepikk
Cientistas descobrem ligação misteriosa entre gatos e esquizofrenia

Pesquisadores australianos conduziram uma análise de 17 estudos publicados nos últimos 44 anos e encontraram uma ligação entre possuir um gato e desenvolver distúrbios relacionados à esquizofrenia.

“Encontramos uma associação entre a posse de gatos amplamente definida e o aumento das chances de desenvolver distúrbios relacionados à esquizofrenia”, explicaram pesquisadores do Centro de Pesquisa em Saúde Mental de Queensland, em seu estudo publicado em dezembro de 2023.

A ligação foi proposta em um estudo de 1995, com a exposição a um parasita chamado Toxoplasma gondii sugerida como causa. Mas a pesquisa até agora não chegou a uma conclusão definitiva.

Alguns estudos descobriram que gatos durante a infância podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver esquizofrenia, mas nem todos os estudos estabeleceram essa ligação.

Outros estudos relacionaram a exposição de gatos a pontuações elevadas em escalas que medem características relacionadas à esquizofrenia. Mas, novamente, outros estudos não mostraram tal ligação.

Então, para entender melhor, os pesquisadores fizeram uma revisão e análise completa de todas as pesquisas sobre gatos e esquizofrenia.

O parasita T. gondii pode ser transmitido por uma mordida ou fezes de um gato infectado. As pessoas podem ser infectadas sem quaisquer sintomas, mas pesquisas descobriram efeitos mais estranhos que a infecção pode ter.

Uma vez no corpo, o T. gondii pode se infiltrar no sistema nervoso central e influenciar os neurotransmissores. O parasita tem sido associado a alterações de personalidade e a alguns distúrbios neurológicos, incluindo a esquizofrenia.

A nova análise de 17 estudos encontrou “uma associação positiva significativa entre a posse de gatos amplamente definida e um risco aumentado de distúrbios relacionados à esquizofrenia”.

“Depois de ajustar as covariáveis, descobrimos que os indivíduos expostos a gatos tinham aproximadamente o dobro das probabilidades de desenvolver esquizofrenia”, explicou a equipa.

No entanto, é importante notar que 15 dos 17 estudos foram estudos de caso-controle, o que significa que não podem provar causa e efeito. Além disso, vários estudos eram de baixa qualidade, o que os autores destacam.

Os pesquisadores concordam que são necessárias pesquisas melhores e mais amplas.

“Concluindo, nossa revisão fornece suporte para uma associação entre posse de gatos e distúrbios relacionados à esquizofrenia”, escreveram os autores.

“Há necessidade de mais estudos de alta qualidade, baseados em amostras grandes e representativas, para melhor compreender a posse de gatos como um candidato a fator modificador de risco para transtornos mentais”.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!