Belle Bermúdez, uma especialista em vinhos, estava saindo da casa de uma amiga quando uma mulher na rua chamou sua atenção e começou a acenar para que ela se aproximasse. A mulher então a mostrou um cachorro escondido atrás de alguns arbustos e a perguntou se ela conhecia o animal.
Ela não o conhecia, mas imediatamente entendeu que o cãozinho de pelos emaranhados, que receberia o nome de Swiftie, precisava de ajuda. Ao The Dodo, Bermúdez contou que os pelos de Swifitie, que é uma fêmea, estavam muito longos, emaranhados e cobriam totalmente seus olhos.
“Meu vizinho me deu uma coleira, que usei para pegar Swiftie e puxá-la da colina onde ela subiu quando tentei abordá-la pela primeira vez. Ela estava com muito medo e não se movia, comia ou bebia água enquanto alguém estivesse perto dela.”
Ela escaneou Swiftie a procura de um microchip, mas não havia nada. Então ela a levou para casa e uma amiga que tem experiência com cães foi ajudá-la a dar banho e tosá-la. Então, com os pelos mais curtos, uma nova surpresa: Swiftie estava grávida.
Bermúdez e seu marido não tinham certeza do que iriam fazer até aquele momento, mas quando descobriram que Swiftie estava grávida, acharam que seria melhor levá-la a um abrigo que tivesse mais experiência do que eles.
“Dessa forma, eu poderia ter certeza de que ela e seus filhotes seriam bem cuidados”, disse. “Planejei levá-la lá assim que abrissem, às 10h da manhã do dia seguinte.”
Porém, na manhã seguinte, ela notou que a cadela estava agindo de um jeito estranho e foi verificar... percebendo que Swiftie já havia começado a dar à luz. A princípio ela assume que ficou em pânico, mas logo o seu “modo mãe” entrou em ação.
“Peguei toalhas e liguei para a amiga que me ajudou a arrumá-la… Ela chegou lá antes que o terceiro e o quarto [filhotes] nascessem e me ajudou a limpá-los e a cuidar da mamãe.”
No total, Swiftie deu à luz sete filhotes, chamados Traffic Light, Lover, Augustine, Lavender, Haze, Cowboy e Saturn. Inicialmente, o plano ainda era levá-los para um abrigo, mas o plano falhou assim que Bermúdez e sua família conheciam os bebês.
“Decidi originalmente mantê-los por dois ou três dias para que Swiftie pudesse se recuperar do trabalho de parto”, disse Bermúdez. “Aí os dois pequeninos começaram a perder peso, e comecei a suplementar com fórmula e Nutrical e decidi mantê-los por cinco a sete dias até que todos se estabilizassem. Então isso se transformou em 10 a 14 dias. Então decidimos que acolheríamos todos durante as oito semanas e encontraríamos lares para todos. Meu marido e eu nos preocupamos em garantir que eles crescessem e prosperassem.”
Desde então, ela vem dedicando seu perfil no TikTok para contar sobre o desenvolvimento dos filhotes e de Swiftie, aproveitando para tentar encontrar tutores para cada um deles. Nos comentários, vários seguidores se mostram interessados em adotar os cãezinhos, que estão crescendo com saúde e a mamãe canina se recuperando dos traumas que viveu enquanto esteve sozinha pelas ruas.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça mais clicando aqui!
Conheça a comunidade do Canal do Pet no WhatsApp para receber dicas, curiosidades, histórias e tudo relacionado ao universo dos animais de estimação.