Microchip é muito importante para cachorros e gatos; veja como funciona

Você pode ter ouvido falar sobre microchips para cachorros e gatos, mas sabe como eles realmente funcionam? Veterinário esclarece as principais dúvidas

O microchip é um método de identificação comum para animais de estimação, mas ainda desperta muitas dúvidas nos tutores. Por isso, vamos te ajudar a entender melhor a microchipagem veterinária e os seus benefícios.

SureFlap/Flickr

O que é o microchip?

É um dispositivo do tamanho de um grão de arroz que é inserido sob a pele do animal e contém um número único, que funciona como um RG, permitindo acesso a informações sobre o pet e seu responsável. Atualmente existem também os nanochips, que é uma boa opção para gatos e cães pequenos.

Para que serve?

Marcelo Quinzani, veterinário do Pet Care e Consultor de Viagem Internacional com Pets explica que o microchip é importante em duas situações, são elas: localizar o tutor de um pet perdido e viagens internacionais - em países como EUA, todos os países da Europa, Japão, China, Austrália e Nova Zelândia, só é permitida após comprovação de vacinas e microchipagem.

reprodução shutterstock

Funciona como GPS?

É comum que pensem que o microchip funciona como um rastreador, mas isso não é verdade. O microchip serve para localizar o tutor de um animal perdido – lembrando que é necessário que se tenha um leitor próprio para isso.

Como o microchip é colocado no pet?

O microchip é implantado entre as escápulas com o uso de uma agulha grossa. O procedimento é rápido, dura apenas alguns segundos, e é praticamente indolor. Após a colocação, o pet não sentirá incômodo e poderá seguir sua rotina normalmente.

reprodução shutterstock

Qual a idade mínima para colocar o microchip no pet?

O microchip pode ser implantado em cães e gatos de qualquer tamanho, idade, raça ou porte. Segundo Marcelo, não há contraindicações, pois "o material é inerte e o pet não terá nenhuma reação". Geralmente é aplicado a partir dos 45/60 dias de vida, junto com a primeira dose da vacina.

Prostooleh/freepik

Como cadastrar o microchip?

Após a implantação do microchip será necessário cadastrar o número em um banco de dados. O veterinário fornecerá a documentação, que é um atestado de microchipagem, e o tutor deverá acessar o sistema do fabricante do microchip com as informações em mãos. Se os dados não forem cadastrados no banco de dados, o chip não terá utilidade. E sempre que mudar de endereço, os dados devem ser atualizados.

reprodução shutterstock

Onde ficam essas informações?

Os dados do pet e tutor ficam armazenados em um banco de dados do fabricante do microchip. Ainda não há um banco de dados universal, embora a Abrachip tenha a proposta de unificar todos os registros em um único lugar – que devem ser cadastrados em seu site oficial.

Como o microchip pode ser lido?

O microchip é lido por meio de um leitor, conhecido como leitor de RFID. Para verificar o número do microchip do pet, basta aproximar o leitor da região das escápulas, como um scanner. A leitura fornece o número de identificação, para obter informações sobre o pet e dados de contato, é necessário acessar o banco de dados onde as informações foram inseridas.

É importante destacar

O leitor de microchip deve ser compatível com o tipo de microchip utilizado, pois existem diferentes tecnologias e frequências de leitura disponíveis. O "leitor universal" é capaz de ler os microchips padrão ISO 11784/11785, os únicos aceitos para viagens internacionais.

O microchip substitui a plaquinha de identificação?

Além de microchipar o seu pet, o uso da plaquinha de identificação também é recomendado. Nem todas as pessoas que encontram um pet na rua têm o cuidado de levá-lo a uma clínica para saber se ele tem um responsável, nesse caso a plaquinha é mais eficaz. Contudo, o pet pode perder a coleira ou a plaquinha e o microchip será a única maneira de ele ser identificado.

Laleska Diniz

A microchipagem é muito importante

Não há risco algum no procedimento e o microchip dura por toda a vida do animal, não precisa ser substituído e não requer bateria, pois só é ativado pelo leitor. Infelizmente, nem todos os veterinários ou clínicas possuem leitores de microchip e ainda não existe um banco de dados único no Brasil. No entanto, quanto mais animais forem microchipados, maiores serão as chances de reencontros.

Muito mais conteúdo para você!

Acesse agora mesmo o link abaixo e fique por dentro do que acontece no mundo dos bichinhos de estimação!

Veja mais Top Stories