No final de maio, quando Kass, identificada no TikTok como @PhillyFoodGirl, desligou o ar-condicionado de sua casa, ela começou a ouvir pequenos miados vindos do duto de ventilação. Preocupada, Kass e seu parceiro partiram para o resgate, buscando a origem dos sons.
A princípio, ela só conseguiu ver um gatinho dentro do duto, mas pelos sons ela sabia que havia mais e, segundo ela explica em um dos vídeos. Também conseguia ouvir a mãe dos filhotes rosnando de algum ponto dos canos.
Sem conseguir capturar os felinos, ela apenas deixou um pouco de comida para gatos na saída do duto e esperou que os filhotes saíssem para comer. Um gatinho corajoso surgiu para investigar as guloseimas - depois outro.
“Este é o dia mais sortudo da minha vida”, disse a mulher. “Isso é vida real agora?”
Em outro vídeo Kass explicou que sabia que os gatinhos estavam seguros no duto com a mãe, então foi para a cama com a ideia de formular um plano de resgate para a manhã seguinte.
Porém, no dia seguinte, as coisas saíram diferente do esperado. Kass disse que ouviu novamente um gatinho miando, “mas era apenas um tipo diferente de choro”, explicou em outro vídeo.
Kass conta que enviou uma mensagem para uma mulher de um centro de animais local e “ela perguntou se tínhamos alguma armadilha”, e acrescentou que colocou uma caixa de transporte para gatos com comida úmida dentro na frente do duto, mas "não havia sinais dos dois gatinhos". No entanto, ela ainda podia ouvir um miado.
“Era tão alto de dentro do tubo”, disse ela. “Mas não conseguimos vê-lo.”
Foi quando ela percebeu que o duto se conectava a uma lareira a gás em seu porão. E quando ela e sua família entraram e desceram as escadas, ficou claro que o gatinho estava preso em um cano vertical conectado àquela lareira.
“Sabíamos que ele estava lá há pelo menos dois dias”, disse Kass sobre o gatinho em um vídeo posterior. “Então, nós [queríamos] tirá-lo o mais rápido possível.”
Para tirar o filhote, Kass e o parceiro tiveram que improvisar, disse ela, usando alicates para remover uma parte do cano acima do gatinho para que pudessem agarrá-lo.
“Assim que o tiramos, ele parou de chorar”, conta ela. “Nós demos comida para ele. Ele estava com tanta fome. Foi quando pensamos 'Espere um segundo.' O choro que ouvimos no dia anterior e naquela manhã não foram os dois [gatinhos] que vimos. Foi ele que ficou preso lá o tempo todo.
Kass e sua família levaram o gatinho ao centro de animais local, onde ele foi examinado. O filhote tem cerca de 5 semanas e passou a se chamar Murph, sendo adotado oficialmente. Até agora Murph está se adaptando muito bem à sua nova vida como um gato de família e tem um carinho especial pelo marido de Kass (que o tirou do duto).
Infelizmente, não se sabe para onde foram os outros gatinhos e a mãe deles. “Acho que ela fugiu com os bebês porque não está aqui”, disse Kass. “Não ouvimos nada e os bebês não foram encontrados em lugar nenhum. Vou ficar de olho neles."
Ela disse que a mãe gata está perdida pela vizinhança há muitos anos e espera que o centro de animais local consiga prendê-la e esterilizá-la em algum momento no futuro próximo.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!