Soren High, uma designer de roupas de Oregon, nos Estados Unidos, pagou um valor equivalente a R$ 15,9 mil para liofilizar sua gata de estimação, morta em fevereiro aos 16 anos.
Em um vídeo que se tornou viral no TikTok, ela compartilhou com seus seguidores todo o processo de luto e de preservação da felina, que se chamava Lokicat.
“Esta foi uma das perdas mais difíceis da minha vida e nunca experimentei nada parecido antes, e desde a morte dela foi uma perda tão repentina”, disse ela no vídeo.
Em entrevista ao Insider, ela disse: “Eu sabia que queria ter [Lokicat] preservada no dia em que a levei para casa. Foi um conhecimento imediato de que ficaríamos juntas para sempre.”
Ela decidiu que a melhor maneira de homenagear Lokicat seria liofilizá-la.
“A liofilização tem menos impacto nos tecidos do corpo [em comparação com a taxidermia], tornando a preservação muito mais adequada. Há chance é bem menor de ela não parecer ela mesma ao liofilizar”, explicou ela em um outro vídeo de TikTok.
A designer manteve o corpo da gata em seu freezer por um mês antes de enviá-la para a Animal Family Pet Preservation, localizada em Ohio.
A empresa oferece a liofilização como uma alternativa à taxidermia, em que temperaturas frias são aplicadas no vácuo durante um longo período para remover a umidade corporal.
“Ter a capacidade de tocá-la novamente é muito especial, poder vê-la em casa novamente, apenas sabendo que ela está aqui, pessoalmente acredito que isso realmente me ajudará com minha dor.”
Três meses depois, quando ela recebeu Lokicat pelo correio , Soren compartilhou sua empolgação por se reunir com o bichinho de pelúcia, que agora reside na mesa de cabeceira.
“Estou muito, muito, muito feliz em vê-la agora. Estou feliz por acordar ao lado dela de manhã e posso acariciá-la,” ela gritou.
Em seus vídeos, ela se emociona explicando o processo de liofilização do gato para seus seguidores.
“Na verdade, ela está totalmente intacta, o que significa que nunca foi esfolada e todos os seus ossos ainda estão lá dentro”, disse.
Ela continua explicando que todos os órgãos de Lokicat foram removidos com uma incisão e depois cremados - exceto o coração, que também foi liofilizado: "No final, ela foi simplesmente colocada em uma máquina e seca em temperaturas muito baixas para se tornar isso."
High também comprou uma urna personalizada que apresenta o rosto do gato cercado por uma coroa de flores, para colocar as cinzas dos órgãos cremados.
Com algumas pessoas questionando a longevidade do gato com um método tão único de preservação, a dona da felina afirmou que “ela ficará assim para sempre”, desde que não esteja em umidade acima de 80%, fique longe da luz do sol e evite temperaturas acima de 37°C. Caso contrário, o felino mumificado pode desenvolver mofar.
Além de Lokicar, Soren High tinha um cachorro, ela disse que encontrou um novo lar para o animal - para que ela pudesse se concentrar no luto e na homenagem a Lokicat.
“Lembrando Lokicat da única maneira que ela merecia. Ter um animal de estimação preservado é uma decisão pessoal e que muitos podem nunca entender”, escreveu.
Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!
Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!