Em meio ao gramado do Los Angeles Pet Memorial Park em Calabasas, Califórnia, Estados Unidos, está uma curiosa lápide de um gato chamado Room 8 (Sala 8, em tradução livre). Ao observar mais de perto, se nota que se trata de muito mais do que apenas uma lápide comum dedicada a um gatinho de estimação.
Em uma manhã de 1952, um gato entrou em uma sala de aula da Escola Primária Elysian Heights em Echo Park, Califórnia. O felino rapidamente se tornou amigo dos alunos e professores e decidiu ficar pelo local durante um tempo. Ele recebeu o nome de “Room 8” em homenagem à sua sala de aula favorita na escola, e não demorou muito para que todos na escola o conhecessem.
Room 8 morava na escola durante todo o ano letivo, então durante o verão ele desaparecia. Todos os anos, como um relógio, ele voltava no primeiro dia de aula, pronto para fazer companhia aos seus amigos estudantes. Equipes de imprensa apareciam para filmar o gato voltando todo mês de setembro (data em que se inicia o ano letivo nos EUA), e ele se tornou conhecido em todo o país, recebendo cerca de 100 cartas de fãs todos os dias.
“Eu frequentei esta escola primária e o Room 8 costumava dormir em nossas carteiras”, escreveu Hiroshi Omori em um post sobre o gato no Facebook. “Costumávamos responder às cartas dos fãs do Room 8.”
O gato ficou tão famoso que apareceu em um documentário, em uma sessão de fotos para uma revista e até teve um livro infantil escrito sobre ele. Quando ele entrou na escola naquele dia em 1952, ele encontrou uma verdadeira família e todos se certificaram de que o mundo inteiro o amasse tanto quanto eles.
À medida que o gato escolar envelhecia, uma família que morava perto da escola se ofereceu para acolhê-lo. Mesmo adotado por uma nova família, o gato continuou visitando seus amigos diariamente na escola e o zelador o carregava de volta para o outro lado da rua ao final das aulas.
Room 8 morreu em 1968, aos 21 anos. Mas ele nunca foi esquecido. Há um mural dedicado a ele na escola onde morava, e os professores de lá leem seu livro a cada nova turma que passa. Também há mensagens escritas para ele em concreto do lado de fora da escola. Ele ainda tem um abrigo de resgate de animais em sua homenagem, chamado “ Room 8 Memorial Cat Foundation ”.
Uma publicação dedicada a ele no Facebook diz: “ Room 8 foi um gato da vizinhança que vagou em uma sala de aula em 1952 na Elysian Heights Elementary School em Echo Park, Califórnia. Ele morou na escola durante o ano letivo e depois desapareceu no verão, retornando quando as aulas recomeçaram. Esse padrão continuou ininterruptamente até meados da década de 1960.
As câmeras de notícias chegavam à escola no início do ano esperando o retorno do gato; Tornou-se famoso e recebia até 100 cartas por dia endereçadas a ele na escola. Eventualmente, ele foi apresentado em um documentário chamado ‘Big Cat, Little Cat’ e um livro infantil, ‘A Cat Called Room 8’. A revista Look publicou uma reportagem de três páginas sobre o Room 8 do fotógrafo Richard Hewett em novembro de 1962, intitulada "Room 8: The School Cat". Leo Kottke escreveu um instrumental chamado "Room 8" que foi incluído em seu álbum de 1971, Mudlark.
Quando ele ficou mais velho, o Room 8 foi ferido em uma briga de gatos e sofreu de pneumonia felina, então uma família perto da escola se ofereceu para recebê-lo. O zelador da escola o encontrava no final do dia escolar e o levava para o outro lado da rua.
Seu obituário no Los Angeles Times rivalizava com o de grandes figuras políticas, com três colunas com uma fotografia. O gato era tão famoso que seu obituário corria em jornais tão distantes quanto Hartford, Connecticut. Os alunos arrecadaram os fundos para sua lápide. Ele está enterrado no Los Angeles Pet Memorial Park em Calabasas, Califórnia. ”