Um gatinho foi considerado como um “animal tão raro quanto um unicórnio” por ter nascido com uma característica extremamente incomum: ele é um macho e tem três cores.
O filhote nasceu em um galpão no estado do Colorado, Estados Unidos, e entregue à Sociedade Humanitária do Condado de Weld, de onde foi transferido para um abrigo da NoCo Kitties.
Quem percebeu a “raridade” foi a fundadora da Noco, Davida Dupont, que confirmou com os veterinários da equipe. Para entender a surpresa, de acordo com a Faculdade Cornell de Medicina Veterinária apenas um a cada 3 mil gatos malhados (três colores) são machos.
Uma voluntária do abrigo, Alli Magish, acolheu o gatinho, a quem deu o nome de Charlie e sua família – a mãe gata e mais quatro irmãos – como lar temporário.
Denominados como “calicos cat”, esses felinos costumam ser apelidados como “gatos unicórnios”, devido a sua raridade, segundo disse Davida ao The Coloradon.
Os calicos – ou gatos chita - são conhecidos por terem uma pelagem tricolores, principalmente brancos com manchas pretas e marrons. Essa coloração se deve à obtenção dos cromossomos X, algo que está ligado às fêmeas. Os machos geralmente nascem com cromossomos XY, e as fêmeas com cromossomos XX. A coloração diferenciada ocorre quando o felino recebe cromossomos XY ou XXY.