Toby, um cachorro que vive no munícipio de Chantada, na província de Lugo, na Espanha, passou por momentos de angustia após cair e ficar preso entre duas rochas neste sábado (22), o animal ficou sem conseguir se mover por cerca de 24 horas.
O animal foi encontrado por seus tutores, Manuel e Nieves, sentiram a falta do cachorro que estava demorando demais para voltar. O casal chamou as autoridades que realizaram uma intervenção complexa para o resgate.
A primeira tentativa de resgate, no entanto, não obteve sucesso e os tutores chegaram a pensar que teriam que deixar o amado Toby morrer entre as rochas. Durante horas, britadeiras foram usadas para quebrar a rocha em dois pontos, mas o cachorro estava muito fundo e os donos foram informados de que não havia o que fazer.
"Um cachorro saudável e tendo que morrer de fome e sede, que é o que ia acontecer... Ele estava preso", afirmou o tutor à TeleCinco. O sofrimento apenas aumentou quando, durante a noite, "com muita angústia e sem dormir", eles ouviram os latidos de Toby.
Contudo, na manhã de domingo (23) os bombeiros voltaram ao local para usar outra técnica: introduzir várias almofadas hidráulicas para abrir um buraco pelo qual o cachorro pudesse sair. Eles protegeram o espaço com cunhas de madeira. Dessa forma, conseguiram resgatar Toby.
"Eles salvaram você", disse o tutor de Toby ao pet após o resgate. Manuel e Nieves comemoram que o cachorro saiu ileso após sua provação.
"Não há melhor", disseram os tutores. “Viver sem ele seria muito difícil para mim!”