Alfredo ganhou um dia de beleza
Reprodução/Instagram - 07.03.2023
Alfredo ganhou um dia de beleza

Há quase dois anos a bióloga Bruna Lopes, de 23 anos, resolveu abrir um espaço de banho e tosa em Taubaté, São Paulo, e desde então, a jovem está acostumada a conviver com cães e gatos de todos os tamanhos, mas na última quarta-feira (1) ela recebeu um pedido incomum.

Quando atendeu o telefone do espaço, Bruna estava à espera que fosse um dos seus clientes habituais ou um novo agendamento. No entanto, do outro lado da linha estava Anderson Alves com uma dúvida: ele queria saber se o BruPet, nome do espaço de Bruna, dava banho e tosava lhamas. 

A princípio, Bruna teve receio, mas resolveu aceitar o desafio de dar banho no Alfredo. “Normalmente, atendo mais gatos e cachorros. Essa foi a primeira vez que cuidei de uma lhama e foi bem legal”, disse ela ao G1. “Fiquei com medo e assustada, porque são meio agressivos, mas foi super de boa. Na verdade, a lhama foi super carinhosa e dava beijos”, acrescentou. 

Para a tosadora e bióloga, a parte mais complicada foi o peso da lhama. “Coloquei o animal na mesa e na banheira, mas foi muito difícil”, pontuou. 

Num vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver a calma de Alfredo enquanto Bruna e outra funcionária tosam o seu pelo. Em seguida, quando já estava pronto, a lhama ficou deitada na porta, vendo o movimento lá fora, à espera do seu dono, que desembolsou R$ 200 pelo serviço. 

Anderson Alves, dono de Alfredo, disse que sempre sonhou em ter um animal como ele. “Por um desejo pessoal sempre quis ter uma lhama e tentei várias vezes, em sete oportunidades. Até que consegui comprar e é um animal muito dócil, às vezes muito mais do que um cão, por exemplo”, disse.

Além do sítio que administra, o proprietário resolveu abrir uma escola que segue a pedagogia Waldorf, baseada nos estudos do filósofo austríaco Rudolf Steiner, cujo principal objetivo é incluir a arte e o contato com a natureza no currículo. Segundo Anderson, as crianças precisam ter uma educação que esteja conectada com todos os meios e seres vivos, como os animais.

“A pedagogia Waldorf é ligada à terra e aos animais. Começamos a perceber e aprender que o animal também é um ser vivo, que precisa ser tratado com respeito. E com isso, até mesmo os pelos da tosa que fizemos serão reutilizados para trabalhos manuais, como lã e enchimento de bonecos”, afirmou. 

Essa foi a primeira vez que o proprietário levou Alfredo para tosar. No entanto, ele não é a única lhama que tem, pois Anderson é também dono de outros dois filhotes e quando eles crescerem, Anderson cogita aumentar a família.

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), lhamas são animais domésticos no Brasil, por isso, dispensam autorização para criação ou comercialização.

* Olá, amigo leitor! Você tem alguma história curiosa ou divertida com o seu pet? Conta para a gente, quem sabe ela não aparece por aqui? Mande um e-mail para:  [email protected]

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.   Conheça!

Acompanhe o  Canal do Pet  e mais destaques do   Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!