Ratinho de 9 anos e 209 dias quebra recorde mundial
Divulgação/Guinness World Records
Ratinho de 9 anos e 209 dias quebra recorde mundial

Um pequeno camundongo da Califórnia entrou para o livro dos recordes como o “rato mais velho do mundo sob cuidados humanos”. Chamado Patrick Stewart, em homenagem ao ator conhecido por franquias como “Jornada nas Estrelas” e “X-Men”, o ratinho  recebeu a aprovação do Guinness na quarta-feira (8), após completar 9 anos e 209 dias.

Pat, como é chamado pelos cuidadores, nasceu no San Diego Zoo safari Park no dia 14 de julho de 2013, como parte de um programa de criação e conservação iniciado em 2012, para ajudar a salvar a espécie da extinção.

@guinnessworldrecords Oldest mouse ever 🐁 9 years 210 days - Patrick Stewart from @sandiegozoo 🇺🇸 #mouse #mice #pets #rodent #guinnessworldrecords #sandiego ♬ original sound - Guinness World Records

Conhecida como “rato de bolso do pacífico”, a menor espécie de camundongos da América do Norte, o nome se deve as bochechas que os animais usam para carregar comida e materiais de nidificação (para construir ninhos), informou a Wildlife Alliance.

A espécie já teve um alcance populacional que se estendia do sul de Los Angeles até o vale do rio Tijuana, mas despencou depois de 1932 devido à invasão humana e destruição de seu habitat.

Patrick Stweart nasceu em 2013
Divulgação/Guinness World Records
Patrick Stweart nasceu em 2013

O rato foi considerado extinto por 20 anos até que pequenas populações isoladas foram redescobertas em 1994 em Dana Point, no condado de Orange, mas a espécie continua ameaçada, informaram os especialistas.

Em 2022 o zoológico registrou 117 filhotes nascidos em um recorde de 31 ninhadas. Muitos dos ratos serão reintroduzidos na natureza durante a primavera (da América do Norte). Uma nova população de camundongos de bolso foi estabelecida no Laguna Coast Wilderness Park, no condado de Orange, a espécie começou a se reproduzir sem ajuda humana em 2017.

O rato de bolso do Pacífico é fundamental para seu ecossistema porque os ratos dispersam as sementes de plantas nativas e sua escavação estimula o crescimento das plantas, dizem os especialistas.

Os responsáveis pelo programa de preservação da espécie de Patrick consideram um avanço significativo
Divulgação/Guinness World Records
Os responsáveis pelo programa de preservação da espécie de Patrick consideram um avanço significativo

“Esse reconhecimento é muito especial para nossa equipe e significativo para a espécie”, disse Debra Shier, que estabeleceu e supervisiona o programa de conservação. “É indicativo da dedicação e cuidado incrível que nós, como organização, oferecemos a cada espécie, do maior ao menor.”

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda que precisa, você pode contar com o iG Pet Saúde. Com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais. Conheça!

Acompanhe o Canal do Pet e mais destaques do Portal iG no Telegram!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!