Gata resgatada tem reação comovente ao reencontrar filhotes

Mocha foi resgatada grávida e com sérios problemas de saúde, que também afetaram os filhotes. Já recuperada, a família de felinos se reencontra

Mocha é uma mãe muito amorosa com os filhotes
Foto: Ângela Su
Mocha é uma mãe muito amorosa com os filhotes

Uma gata grávida foi resgatada das ruas de Oregon, nos Estados Unidos, e levada para um abrigo chamado Oregon Friends of Shelter Animal. Ela foi diagnosticada com um estado avançado de calicivírus felino, doença que causa problemas  respiratórios superiores (espirros, congestão e corrimento) e, às vezes, úlceras na língua.

Sua condição estava se agravando rapidamente e ela precisou ser internada às pressas, onde ficou em estado de emergência por alguns dias. Pouco tempo após a internação, ela deu à luz uma ninhada de quatro gatinhos.

Mesmo muito debilitada, Mocha – como passou a ser chamada – se mostrou muito carinhosa com os filhotes, dando toda a atenção que podia.

"Quando trouxe Mocha e seus gatinhos de 4 dias para adoção, ela havia se recuperado, mas infelizmente os filhotes também tinham a mesma doença", disse Ângela Su, uma voluntária do abrigo, ao Love Meow.

Pela pouca idade, o estado dos gatinhos era grave e, junto a outros dois voluntários. Ângela forneceu cuidados intensivos, fazendo tudo o que podiam para salvar os filhotes.

"Os gatinhos receberam cuidados de suporte 24 horas por dia - tratamento com nebulizador, alimentação por sonda, alimentação suplementar, colírios e assim por diante", contou.

Mesmo com todos os esforços, dois filhotes não resistiram. Os dois sobreviventes receberam os nomes Peppermint e Cocoa (Hortelã-pimenta e Cacau, em português). Quando já estavam saudáveis o bastante, os gatinhos puderam se unir novamente ao lado da mãe. "Esses dois milagrosamente sobreviveram contra todas as probabilidades. Ambos são lutadores tão fortes", disse Ângela.

Mocha estava sentindo tanto a falta dos bebês que teve uma reação emocionada, passando dia e noite cuidando dos filhotes, como se tentasse compensar o tempo perdido.

“Mocha é muito amorosa com Peppermint e Cocoa. Ela está sempre por perto e observando sempre que estou pesando ou alimentando seus gatinhos”, disse a voluntária. "Eles melhoraram muito nas últimas semanas. Foi um começo difícil para esta pequena família, mas as coisas estão finalmente melhorando".

Os gatinhos já estão caminhando sozinhos e brincando, sempre com a mamãe gata tomando todo o cuidado possível.

Acompanhe o  Canal do Pet também no Telegram. E, para garantir o melhor para o seu melhor amigo,  conheça todas as vantagens de ter um plano de saúde pet!