Como e quando dar o vermífugo para o seu pet?

A real importância

Nem todo mundo dá importância ao vermífugo, mas é quase tão importante quanto a aplicação das vacinas. Ele protege os cães e gatos de doenças causadas por alguns tipos de vermes, também conhecidos como lombrigas, que atrapalham muito a saúde e bem-estar dos pets.

Dúvidas frequentes

Sabendo da importância do vermífugo, surgem algumas perguntas: com quanto tempo de vida o animal pode tomar o remédio? De quanto em quanto tempo é preciso tomar? Como fazer? Saiba as respostas agora!

Werzk Luuu/Unsplash

Como saber se o filhote está parasitado?

Alguns sinais devem acender o alerta do tutor para a possível contaminação do pet. Uma barriga mais redonda e endurecida pode indicar parasitemia. Quando ocorre, o pet já está bastante parasitado e pode até eliminar o parasita nas fezes.

Como saber se o pet adulto está parasitado?

No caso do cachorro adulto, diarreia ou vômito em dias variados pode indicar verminose. Um comportamento ao qual o tutor deve estar atento é o cão esfregar o ânus no chão. Isto indica um desconforto naquela região, que pode ter sido causada pelo verme.

O uso do vermífugo

Qualquer animal está sujeito a se contaminar, esses microrganismos estão presentes na terra que o pet pode deitar, na água que não é filtrada, pela picada de pulgas e mosquitos, em todos os lugares.

Shuttersock

Quando dar o vermífugo

O ato de administrar o vermífugo pode ser feito desde filhote. Nos cães, a primeira dose é aplicada entre os 15 e 30 dias de vida, e seguindo aos 4, 5 e 6 meses. Nos gatos a aplicação deve ser iniciada apenas aos 30 dias de vida

Cuidados antes mesmo de nascer

É indicado dar o remédio também para a fêmea que está amamentando. É fundamental vermifugar a cadela e gata gestantes, antes da cobertura e também 10 dias antes de parir. Para que não transmita para os filhotes.

reprodução shutterstock

Seguindo a rotina

Após as doses iniciais, a frequência com que o pet deve ser desparasitado varia de acordo com a vida que ele leva. Para os que vivem em apartamento ou não saem de casa e não têm contato com terra e outras formas de contaminação é diferente dos que vivem em quintal. Um irá receber com menos frequência do que o outro.

Alexis Chloe/Unsplash

Acompanhamento veterinário

Por isso é importante ter um acompanhamento com um médico veterinário, ele irá dizer qual é a necessidade do cão ou do gato. Não existe uma melhor marca, mas o tipo que o animal realmente precisa.

Exames necessários

Geralmente é recomendado que se faça um exame de fezes antes de dar o vermífugo ao animal, para saber quais vermes estão presentes no organismo. O remédio é tóxico e não pode ser aplicado aleatoriamente, há inclusive risco de morte caso aconteça.

reprodução shutterstock

Para o gato e para o cão

Nos gatos, que geralmente passam mais tempo fora de casa, o vermífugo costuma ser aplicado a cada 3 meses. Para os cães, as doses costumam ser semestrais ou anuais.

Madalyn Cox/Unsplash

Para não ficar perdido

Para o tutor não se perder nas datas, é válido fazer um cronograma de vermifugação mesclado ao de vacinação, para prevenir as inúmeras doenças que os pets podem contrair.

O Canal do Pet está no Telegram!

Divulgação